Disciplina - Sociologia

A conquista de 1919

O futebol só chegaria a Porto Alegre em 1903, quando os riograndinos realizaram uma partida entre duas equipes do Sport Club Rio Grande. Uma semana depois, a cidade já possuía dois clubes dedicados ao esporte bretão — o Fuss-Ball Clube Porto Alegre e o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, ambos originados entre a juventude e profundamente marcados pela presença alemã.
Nos anos seguintes, a popularização do futebol explodiu. No Rio de Janeiro, em São Paulo, em Santos, em Belo Horizonte, em Curitiba, em Salvador e em muitas outras cidades de diferentes regiões do país surgiram clubes populares que fariam do Brasil o centro gravitacional do futebol. A fundação da Confederação Brasileira de Desportos (CDB) em 1915 deu organicidade ao futebol ao agregar diversas ligas e federações esportivas. A CBD também passou a representar o Brasil na Federação Internacional de Football Association (Fifa), a entidade máxima do futebol mundial fundada em 1904.
Sul Americano de 1919A conquista do Campeonato Sul-Americano de 1919, realizado no Rio de Janeiro, pela seleção brasileira, com um golaço do genial Arthur Friedenreich, despertou o país definitivamente para o futebol. Até o reservado historiador Capistrano de Abreu registrou que o grande acontecimento da cidade era o futebol. “Nunca assisti a uma partida, não posso fazer ideia de como é, e os termos técnicos soam-me aos ouvidos como a mais atravessada das gírias”, ressalvou. No dia do jogo final, o presidente da República, Delfim Moreira, decretou ponto facultativo. Boa parte dos bancos e das casas comerciais não abriu as portas.
Recomendar esta página via e-mail: