Disciplina - Sociologia

Sequência de aulas - Vulnerabilidade social: Migração

Autoras: Professoras Ângela de Paula e Elisandra Angrewski – Curitiba/PR

Sequencia de aula no formato pdf
Aulas na íntegra para impressão
1. Nível de ensino:
Médio

2. Conteúdo Estruturante: Direito, Cidadania e Movimentos Sociais
2.1 Conteúdo Básico: Vulnerabilidade social
2.2 Conteúdo Específico: Migração

3. Objetivos
  • Identificar a arte como reflexo, não apenas as emoções do artista, mas do meio social em que vive.
  • Compreender a saga dos nordestinos em busca de um trabalho e de melhores condições de vida.
  • Associar o ato de migrar à questões socioeconômicas e não, somente, ao desejo individual.

4. Número de aulas estimado: 3 aulas

5. Justificativa
No Brasil, os processos migratórios estiveram presentes em todos os ciclos econômicos importantes da história e a “questão da imigração” esteve atrelada a recalques e ressentimentos que alimentam os preconceitos de parcelas da população, especialmente nos estados das regiões Sul e Sudeste. Nas abordagens sobre violência urbana, desemprego ou crise educacional, o migrante é construído, explícita ou implicitamente, como um “problema” a ser enfrentado e, frequentemente, é associado aos males que afetam os espaços metropolitanos. No entanto, alguns questionamentos se colocam: Por que o migrante deixa sua terra natal? Quais as condições de vida que levaram o migrante a ver na mudança a única saída? Continue lendo

6. Encaminhamento


Ícone para primeira aula
1ª Aula
Ícone para segunda aula
2ª Aula
Ícone para terceira aula
3ª Aula

7. Relações interdisciplinares

Ao analisar as obras Morte e Vida Severina e Retirantes, está se fazendo uso de conhecimentos de Arte e, ao investigar o contexto, as décadas que precederam a confecção da obra, está se trabalhando com elementos próprios da História e da Geografia.

8. Aprendizagem esperada
Ao final desta sequência de aulas, espera-se que os alunos identifiquem a relação próxima entre algumas obras de arte e o contexto de sua produção, bem como, associem o fenômeno da migração às questões socioeconômicas, retirando do campo exclusivo da individualidade ou do desejo, a ação migratória.

Ícone ReferênciasReferências


Ícone Fontes de Pesquisa
Dê sua opinião
Ícone
Envie sua aula
Recomendar esta página via e-mail: