Sequência de aulas - Vulnerabilidade social: Migração
Autoras: Professoras Ângela de Paula e Elisandra Angrewski – Curitiba/PRAulas na íntegra para impressão |
2. Conteúdo Estruturante: Direito, Cidadania e Movimentos Sociais
2.1 Conteúdo Básico: Vulnerabilidade social
2.2 Conteúdo Específico: Migração
3. Objetivos
- Identificar a arte como reflexo, não apenas as emoções do artista, mas do meio social em que vive.
- Compreender a saga dos nordestinos em busca de um trabalho e de melhores condições de vida.
- Associar o ato de migrar à questões socioeconômicas e não, somente, ao desejo individual.
4. Número de aulas estimado: 3 aulas
5. Justificativa
No Brasil, os processos migratórios estiveram presentes em todos os ciclos econômicos importantes da história e a “questão da imigração” esteve atrelada a recalques e ressentimentos que alimentam os preconceitos de parcelas da população, especialmente nos estados das regiões Sul e Sudeste. Nas abordagens sobre violência urbana, desemprego ou crise educacional, o migrante é construído, explícita ou implicitamente, como um “problema” a ser enfrentado e, frequentemente, é associado aos males que afetam os espaços metropolitanos. No entanto, alguns questionamentos se colocam: Por que o migrante deixa sua terra natal? Quais as condições de vida que levaram o migrante a ver na mudança a única saída? Continue lendo
6. Encaminhamento
1ª Aula |
2ª Aula |
3ª Aula |
7. Relações interdisciplinares
Ao analisar as obras Morte e Vida Severina e Retirantes, está se fazendo uso de conhecimentos de Arte e, ao investigar o contexto, as décadas que precederam a confecção da obra, está se trabalhando com elementos próprios da História e da Geografia.
8. Aprendizagem esperada
Ao final desta sequência de aulas, espera-se que os alunos identifiquem a relação próxima entre algumas obras de arte e o contexto de sua produção, bem como, associem o fenômeno da migração às questões socioeconômicas, retirando do campo exclusivo da individualidade ou do desejo, a ação migratória.
Referências
Dê sua opinião |
Envie sua aula |