Disciplina - Sociologia

Instituição Familiar e sua diversidade

Nome do autor: Rosemeire Ap. Gerônimo Dos Santos
E-mail para contato: rosemeiregeronimo@yahoo.com.br
Instituição / Escola: Colégio Estadual Jandaia do Sul
Município / Estado: Jandaia Do Sul/PR
Conteúdo: Instituição Familiar e sua diversidade
Série: Ensino Médio

Relato


O que o aluno poderá aprender com esta aula?
• Reconhecer as diversidades e transformações no âmbito familiar;
• Desvelar e explicitar as discriminações e preconceitos;
• Questionar alguns mitos associados ao ambiente familiar;
• Desenvolver o respeito pela diferença;
• Questionar a rigidez e a flexibilidade dos padrões de conduta estabelecidos para à instituição familiar;
• Identificar elementos teóricos que comprovam que as relações familiares são históricas e socialmente construídas;
• Buscar uma maior equidade nas relações familiares;
• Reconhecer a igualdade de direitos, oportunidades e acesso a bens entre os cônjuges;
• Compreender as mudanças do núcleo familiar tradicional.

Duração das atividades

De 2 a 3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Fazer um resgate sobre as novas perspectivas e tendências nos padrões familiares, e suas mudanças ao longo do tempo.

Estratégias e recursos da aula

• Aula interativa
• Utilização de uma sala de aula ampla
• Uso do laboratório de informática ou sala de vídeo
• Utilização de imagens/fotos

A montagem de um quadro genealógico

Material necessário:
• Canetas e/ou canetinhas
• Réguas
• Cartolinas
• Sala ampla
• Recortes, fotos

Os objetivos dessa atividade são: introduzir o debate acerca de comportamentos atribuídos às famílias e; identificar os valores, tabus e preconceitos com relação às diversidades familiares. O professor pedirá que a classe divida-se em grupos de cinco ou seis alunos(as) e logo em seguida solicitará que cada indivíduo do grupo monte o seu cartaz, referente a sua família. Dessa forma, a atividade consiste na montagem de um quadro, onde o aluno relacionará todo o perfil familiar.

Quadro – Diversidade Familiar: Família, Filhos

O Professor fará algumas sugestões para a elaboração da folha que constará uma relação de “atributos” entre os casais e os filhos.
• Responder pela educação dos(as) filhos(as)
• Tomar conta dos filhos
• Filhos dependentes
• Filhos não-dependentes
• Sem filhos
• Pai solteiro
• Mãe solteira
• Família ampliada
• Afetividade
• Segurança
• Racionalidade
• Faltar no trabalho quando os(as) filhos(as) estão doentes
• Sensibilidade
• Objetividade

Depois da construção dos quadros nas cartolinas, cada individuo do grupo expõe seu cartaz, explicando sobre cada item familiar. A partir dessa exposição, o professor poderá questionar os/as alunos/as sobre os aspectos tratados em tal atividade. Para tanto, poderá utilizar os seguintes questionamentos:
• Os temas escolhidos são importantes para podermos analisar as mudanças, e as transformações no ambiente familiar?
• O que aconteceria se trocássemos as características específicas de cada família? Nesse momento é fundamental para o professor evidenciar e problematizar as relações familiares.
• Por que esses temas apontados caracterizam melhor a diversidade familiar?
• As transformações apontadas são naturais ou culturais? Isto é, as pessoas nascem com elas ou é a sociedade que constrói uma mudança referente à instituição familiar?

A conclusão dessa atividade deve apontar para a crítica de ideias e atitudes comportamentais, de modo que os/as alunos/as percebam que as famílias são responsáveis pela construção das relações em sociedade, possibilitando a construção de sociedades mais equilibradas, que se transformem em seres críticos e questionadores para uma melhor convivência familiar, independente de sua posição social.

Avaliação

A avaliação deve ser orientada pelos objetivos da atividade. Nesse sentido, é importante retomar os objetivos das atividades propostas. Os critérios a serem observados durante o processo avaliativo são:
• Participação efetiva nas discussões e reflexões;
• Colaboração durante o trabalho realizado;
• Participação e interação com os colegas;
• Envolvimento nas atividades necessárias;
• Autoavaliação com seriedade no tratamento das questões abordadas.

Referências

• Apap, G.S Cols. – A construção dos saberes e da cidadania.
• Giddens, A. – Sociologia.
• Gadotti,M. – Perspectivas atuais da educação.
• Gimeno Sacristán, J – Poderes instáveis em educação.
• McLaren, Gadotti S Cols. – Paulo Freire: poder, desejo e memórias de libertação.
• Torres, C.A. – Educação, poder e biografia pessoal: diálogos com educadores críticos.
• Torres Santomé, J. – A educação em tempos de neoliberalismo.
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