O Processo de Trabalho e a Desigualdade Social
Autora: Adeuseneide Rosa CorreiaCoautora: Alessandra Zanato Mensato
Instituição: Colégio Estadual Maria José Pegoraro de Souza – Ensino Médio
Município: Leópolis - Pr
Conteúdo: O Processo de Trabalho e a Desigualdade Social
Série: 2º ano
Relato
Este relato de experiência foi elaborado para a apresentação final do curso Apoio ao Uso do Portal Dia a Dia Educação na Prática Pedagógica. Utilizei este conteúdo por já ter trabalhado com ele no 2º ano do Ensino Médio no correr do ano letivo.
Vivemos num país capitalista, numa nação consumista, que aceita tudo que é transmitido pelos meios de comunicação sem muitos questionamentos. Portanto, sabemos que na caminhada do ser humano para resolver as necessidades, ele desenvolve ligações com os outros seres humanos e várias formas de organizações sociais vão surgindo. Seguindo este raciocínio, vamos tentar entender como desenvolvem estas ligações.
Objetivos
- Propiciar aos alunos uma discussão sobre o clip e a letra da música Comida, do Titãs, e o texto sobre O Processo de Trabalho e a Desigualdade Social.
- Demonstrar aos educandos o poder que os meios de comunicação têm sobre aqueles que o aceitam como única fonte de informação e cultura.
- Instigar os alunos quanto à criticidade e a capacidade de lutar pelos seus direitos e deveres.
Encaminhamento metodológico
A atividade foi realizada a partir do texto O Processo de Trabalho e a Desigualdade Social presente no Livro Didático Público de Sociologia. Depois da leitura, os alunos assistiram ao clip e leram a letra da música Comida, de Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sérgio Britto. Na sequência debateram e refletiram sobre as necessidades básicas do ser humano e os caminhos que o homem busca para suprir tais necessidades.
A professora fez breve explanação do conteúdo relacionando-o com conteúdos já trabalhados anteriormente, procurando lembrar que, por causa das relações de trabalho o homem interfere na natureza, desequilibrando o meio ambiente.
No texto O Processo de Trabalho e a Desigualdade Social vimos sobre a transformação da natureza a partir do processo de trabalho realizado ao longo da história da humanidade, na busca de resolver suas necessidades básicas.
Atividade
Como atividade, foi realizada uma pesquisa no município sobre cargos e salários (quais as exigências para os cargos). Após a pesquisa, os alunos apresentaram à sala o resultado dos dados levantados e houve um debate como conclusão dos trabalhos.
Os alunos chegaram à conclusão de que para se ter um bom emprego e um bom salário, para suprir suas necessidades básicas, o melhor a se fazer é estudar para ter uma excelente formação profissional, porque os indivíduos mais preparados recebem os melhores salários e estão mais aptos para competir no mundo globalizado.
Recursos didáticos e tecnológicos
Computador com acesso à Internet, notebook, pen-drive e TV Multimídia.
Avaliação
A avaliação realizou-se através do desempenho, interesse, desenvolvimento e envolvimento dos alunos durante a realização da atividade proposta, estimando assim que todos atinjam os objetivos propostos de forma clara e precisa.
Referências
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Sociologia. Curitiba: SEED, 2008.
Livro Didático Público de Sociologia / vários autores, - Curitiba: SEED - PR, 2006. – 266 p.- 2ª Edição.
You Tube <http://www.youtube.com/watch?v=1K5fKdAOvgc>. Acesso em: 10/Nov./2010.