Um Assaltante Bem Trapalhão
Ficha técnica(Take the Money and Run)
Comédia/Policial, EUA, 1969; colorido. Direção: Woody Allen.
Sinopse
Indivíduo tímido e inteligente tenta vencer forte complexo de inferioridade tornando-se assaltante. Desajeitado, sempre acaba na cadeia. Em liberdade condicional, se apaixona e tenta mudar de vida.
FecharReflexões Sociológicas
Por meio de seu humor mordaz, Woody Allen faz uma crítica sutil ao American dream e seus ideais de individualidade heroica. Na verdade, Virgil Starkwell é, de certo modo, um Carlitos neurótico, solitário e confuso, totalmente incapaz de se adaptar ao sistema social vigente.
Ao apresentar a individualidade heróica às avessas, Woody Allen desconcerta os valores clássicos do mundo burguês, baseado nos ideais de trabalho, amor romântico e família.
Sugestões temáticas:
- American dream - Sistema capitalista - Ideais da vida burguesa
- Sociedade de consumo - Profissão - Valores burgueses
Mais informações:
Primeiro filme do cineasta Woody Allen, no papel de Virgil Starkwell, criminoso incompetente e desastrado. Seu complexo de inferioridade é tão forte, que o único jeito de vencê-lo foi virar assaltante. Mas, desastrado, acaba sempre na prisão.
Quando consegue liberdade condicional, conhece e se apaixona por Louisse, empregada de uma lavanderia. Pensa em mudar de vida e casar, mas não consegue abandonar a vida de assaltante. No estilo de documentário, o cineasta descreve a infância e a adolescência do jovem Virgil, sua fracassada carreira musical e suas obsessões por roubos a banco. (Adaptado de Tela Crítica).