Dogville
Ficha técnica(Dogville)
Suspense, Drama, França, Itália, Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlândia, Holanda, 2004, 183min; colorido. Direção: Lars von Trier.
Sinopse
Anos 30, Dogville, um lugarejo nas Montanhas Rochosas. Grace (Nicole Kidman), uma bela desconhecida, aparece no lugar ao tentar fugir de gângsters. Com o apoio de Tom Edison (Paul Bettany), o auto-designado porta-voz da pequena comunidade, Grace é escondida pela pequena cidade e, em troca, trabalhará para eles. Fica acertado que após duas semanas ocorrerá uma votação para decidir se ela fica. Após este "período de testes" Grace é aprovada por unanimidade, mas quando a procura por ela se intensifica os moradores exigem algo mais em troca pelo risco de escondê-la. É quando ela descobre de modo duro que nesta cidade a bondade é algo bem relativo, pois Dogville começa a mostrar seus dentes. No entanto, Grace carrega um segredo, que pode ser muito perigoso para a cidade.
FecharReflexões Sociológicas:
Dogville é um filme sobre a crise da sociabilidade, em que o diretor reinventa o cinema, expressando a narrativa através de uma forma híbrida (teatro filmado).
Grace, aos poucos, se torna cativa da miséria humana de Dogville, sendo explorada e abusada sexualmente pelos moradores em troca do silêncio da cidade diante da polícia e dos gângsteres.
A suposta generosidade e hospitalidade de Dogville se interverte em opressão e agudo estranhamento.
Sugestões temáticas:
- Sociabilidade | - Violência | - Indústria Cultural |
Mais Informações:
Pode-se afirmar que ao desconstruir a linguagem da indústria cultural de Hollywood, o diretor tende a descontruir a própria linguagem do cinema. A narrativa, dividida em atos, tal como no teatro, e com apoio de um narrador em off, é representada num palco, com a pequena cidade de Dogville sendo constituída por paredes imaginárias. (Adaptado de Tela Crítica).