Depois que Otar Partiu
(Depuis qu'Otar est parti)
Comédia dramática, França, Bélgica, 2003, 203 min; colorido. Direção: Julie Bertuccelli.
Sinopse
Três mulheres de diferentes gerações vivem em um mesmo apartamento em Tbilissi, capital da Geórgia. A primeira é a matriarca Eka (Esther Gorintin), que anseia que seu filho Otar, médico que saiu do país para trabalhar como operário em Paris, volte para casa. A segunda é sua filha Marina (Nino Khomasuridze), que se ressente do amor de sua mãe pelo filho. A terceira é Ada (Dinara Drukarova), filha de Marina, uma jovem rebelde que deseja uma vida mais agitada. Quando um amigo de Otar surge com uma notícia, Marina e Ada precisam decidir se dão esta notícia a Eka.
FecharReflexões Sociológicas
Filme que expõe a crise de trabalho e de vida nas ex-repúblicas soviéticas, na perspectiva de três gerações de mulheres (a filha Ada, a mãe Marina e a avó Eka).
É um drama de mulheres num mundo social em crise de escassez, de homens emigrados e de vidas fragmentadas e precárias. Por outro lado, como o filme “Adeus Lênin”, sugere uma sutil reflexão sobre a experiência do “socialismo real”.
Sugestões temáticas:
- Trabalho | - Socialismo | - Relações Familiares |
Mais informações:
Ada, uma jovem de 25 anos, vive em Tbilisi, a capital da Geórgia pós-soviética, num pequeno apartamento com Marina, a mãe, e Eka, a avó. Os ânimos às vezes se exaltam entre elas e o menor gesto da vida cotidiana pode acirrar as tensões.
Em tempos difíceis, de escassez e de falta de expectativas de vida para a juventude das ex-repúblicas soviéticas, suas rotinas apenas mudam com as notícias de Otar, o filho adorado de Eka, um médico que foi tentar a vida em Paris , onde só consegue sobreviver como pedreiro.
Otar tornou-se um mito na família e suas cartas chegam como mensagens de sonho e esperança. Sua mãe o venera. De repente, Ada e Marina se vêem obrigadas a ocultar de Eka, a noticia da morte de Otar, ocorrida num acidente de trabalho. Tal como o jovem Alexander em “Adeus Lênin”, mãe e filha são obrigadas a simular que Otar vive e continua escrevendo de Paris. Entretanto, a mentira acaba transformando a vida delas. (Adaptado de Tela Crítica).