Edward Mãos de Tesoura
Ficha técnica(Edward Scissorhands)
Fantasia, Romance, EUA, 1991, 105 min.; colorido. Direção: Tim Burton .
Sinopse
Pegg Boggs, vendedora de cosméticos encontra, numa velha mansão abandonada, um garoto chamado Edward, que tem tesouras no lugar das mãos. Vendo-o, decide levá-lo para viver em sua casa. Apesar dos problemas de adaptação, Edward encontra seu lugar como cabeleireiro e jardineiro da pequena cidade. Por ser diferente e fugir dos padrões, em pouco tempo a cidade se volta contra o garoto e passa a persegui-lo e a julgá-lo.
FecharReflexões Sociológicas
Por meio do jovem monstro solitário, generoso e desastrado que vislumbramos, a natureza egoísta e preconceituosa da cidade que vê no garoto desconcerto da harmonia provincial o simulacro de seu próprio desconcerto.
A presença de uma vendedora de cosméticos é uma crítica sutil à sociedade da aparência, isto é, a sociedade do fetiche-mercadoria.
Sugestões temáticas
- Estereótipos | - Preconceito | - Padrões sociais |
Mais informações
A carência das mulheres e a futilidade dos jovens é o pano de fundo da história de Edward que diferente, não só na aparência, mas também no espírito, vê a afirmação de que no modelo de sociedade contemporânea o diferente não tem espaço.
As mulheres possuem um papel central no filme, com destaque para a vendedora de cosméticos que conduz Edward à "civilização".
A cenografia de Tim Burton é fabulosa, com destaque para o contraste entre a cidade e a mansão escura de estilo gótica, no alto da montanha, onde moravam Edward e o velho inventor. (Adaptado de Tela Crítica).