O Homem Errado

(The Wrong Man)
Policial, Reino Unido, 1957, 105min; preto e branco. Direção: Alfred Hitchcock.
Fechar
Policial, Reino Unido, 1957, 105min; preto e branco. Direção: Alfred Hitchcock.
Fechar
![]() A violência Policial e o Poder Judiciário |
Sinopse
Em Nova York, em janeiro de 1943, ao visitar um escritório que concede empréstimos, em busca de 300 dólares para o tratamento dentário de sua mulher, um músico de uma casa noturna é confundido com um assaltante que havia roubado o local um ano antes. É preso e acusado de assalto. Consegue liberdade sob fiança e, com orientação do advogado, tenta provar sua inocência. Entretanto, tem dificuldades de encontrar testemunhas a seu favor. Imersa em sentimento de culpa e impotente, sua mulher adoece, sendo recolhida ao sanatório.
Fechar
Fechar
Reflexões Sociológicas
O filme “O Homem Errado”, de Alfred Hitchcock, trata da desestruturação da vida de um homem de família, de vida pacata, religioso e honesto, atingido, por uma situação de estranhamento - acusado por um crime que não cometeu.
O filme possibilita a reflexão sobre a questão da violência policial, como fenômeno sociológico e jurídico, enquanto manifestação de poder ilegítimo que atinge determinados setores da população, no caso do filme, um músico proletário.
Sugestões temáticas
- Sociedade Moderna | - Poder Judiciário |
- Instituições Sociais | - Força Policial |
Eis um tema kafkiano que Hitchcock retoma com desenvoltura. Aliás, o mestre do suspense tem talento para tratar do tema do estranhamento social, que permeia a sociedade das mercadorias, e se traduz em tramas de mistério e

O filme, baseado em fatos reais, conclui-se com a prisão, por acaso, do sósia de Henry Fonda, verdadeiro autor dos crimes de assalto. (Adaptado de tela crítica).