Disciplina - Sociologia

Classificação adotada para os tipos de lixo

Segue abaixo, a classificação adotada para os tipos de lixo:

Limpeza pública
imagem de garis fazendo a limpeza pública

Composto por folhas em geral, galhos de árvores, papéis, plásticos, entulhos de construção, terras, animais mortos, madeiras e móveis danificados.




Lixo das áreas de saúde
charge sobre o lixo hospitalar

Também chamado de lixo hospitalar. Proveniente de hospitais, farmácias, postos de saúde e casas veterinárias. Composto por seringas, vidros de remédios, algodão, gaze, órgãos humanos, etc. Este tipo de lixo é muito perigoso e deve ter um tratamento diferenciado, desde a coleta até a sua deposição final.


Lixo comercial
imagem de lixo comercial

Gerado pelo setor terciário (comércio em geral). É composto especialmente por papéis, papelões e plásticos.




Lixo doméstico
imagem de lixo doméstico

Também chamado de lixo domiciliar ou residencial, é produzido pelas pessoas em suas residências. Constituído principalmente de restos de alimentos, embalagens plásticas, papéis em geral, plásticos, entre outros.



Lixo eletrônico
imagem de lixo eletrônico

O ritmo acelerado dos avanços tecnológicos no campo dos dispositivos eletroeletrônicos tornam os equipamentos, em pouco tempo, ultrapassados e ineficientes frente as exigências de seus usuários, que optam por trocá-los por modelos mais novos. Esta situação pode ser observada tanto em residências, quanto em escritórios, escolas e empresas, e inclui os mais variados equipamentos, tais como: computadores, equipamentos de telecomunicação, diversos equipamentos eletroeletrônicos, eletrodomésticos, celulares, entre outros.

Lixo espacial
imagem de lixo espacial

Nome dado aos objetos criados na Terra e lançados à órbita que após desempenharem suas funções permanecem em volta do planeta inutilmente. O lixo espacial possui desde luvas e ferramentas até pedaços de satélites, naves, foguetes, entre outros.



Lixo industrial
Imagem de lixo industrial

Original das atividades do setor secundário (indústrias), pode conter restos de alimentos, madeiras, tecidos, couros, metais, produtos químicos e outros.




Lixo nuclear
imagem que representa o lixo nuclear

Os rejeitos radioativos provenientes de hospitais, usinas nucleares, centros de pesquisas, entre outros. Este material é resultado da atividade com elementos radioativos que emitem energia nuclear, como por exemplo, Urânio, Césio, Estrôncio, Iodo, Criptônio e Plutônio. Este lixo não pode ser reutilizado em razão dos isótopos radioativos, ou seja, não pode ser tratado como lixo comum.








Fontes de Pesquisa
Recomendar esta página via e-mail: