Disciplina - Sociologia

Consumo e Sociedade

Consumo, segundo o antropólogo argentino Nestor Canclini, pode ser definido como o conjunto de processos socioculturais nos quais se realizam a apropriação e os usos dos produtos para atender às necessidades de sobrevivência humana.

A atividade de consumir passou a ser o ponto central da existência humana quando a capacidade de 'querer', 'desejar', 'ansiar por' e, particularmente, de experimentar tais emoções repetidas vezes passou a sustentar a economia mundial. Inúmeros autores dedicaram seu tempo a estudar o fenômeno da globalização e sua relação com o consumo. Destacamos, em especial, o geógrafo brasileiro Milton Santos que considera a existência de pelo menos três mundos num só. Quais seriam esses três mundos e como se dá o fenômeno do consumo neles, é um dos temas do livro Por uma outra globalização: do pensamento único a consciência universal.

A publicidade e a propaganda assumem papel determinante nesse modelo global de mercado. Nesse contexto, a produção passa por transformações que alteram a maneira como o sujeito se relaciona com os outros, consigo mesmo e com a mercadoria. Essa última relação é abordada por Carlos Drumond de Andrade, no poema Eu, Etiqueta. As palavras do poeta tão bem dispostas levam a reflexões importantes que culminam na pergunta: Você é uma coisa?

Saiba mais...

Fontes de Pesquisa

Recursos Didáticos


ícone de imagem
Imagens
ícone de jornal
Notícias
ícone de pdf
Textos
ícone de trecho de filme
Trechos
de Filmes


ícone de vídeo
Vídeos

Recomendar esta página via e-mail: