Disciplina - Sociologia

Consumo Consciente

“A Terra pode oferecer o suficiente para satisfazer as necessidades de todos os homens, mas não a ganância de todos os homens”. Gandhi

Na natureza, tudo se transforma, nada é desperdiçado, dessa forma, a natureza não gera lixo. Os animais mortos, excrementos, folhas e todo tipo de material orgânico são transformados em nutrientes pela ação de decomposição de milhões de organismos degradadores (bactérias, fungos, vermes e outros) para uma nova espécie de vida.

Aproximadamente entre 100 e 200 anos, os seres humanos viviam em harmonia com a natureza. Todo o resíduo gerado - restos de comida, excrementos de animais e outros tipos de material orgânico - integrava-se ao circuito da natureza e servia como adubo para a agricultura. Com a industrialização e a concentração da população em grandes centros urbanos, o lixo começou a ser um problema sério da nossa civilização.

A geração de lixo é diretamente proporcional ao nosso consumo. Quanto mais consumimos e quanto mais recursos naturais utilizamos, mais lixo produzimos. Diante do exposto, em vez de se considerar o lixo como algo inútil, é preciso considerá-lo como um recurso natural a ser utilizado novamente. Dessa forma, não se deve esquecer a origem de todos os produtos da natureza: o papel e o papelão vêm das árvores; o plástico, do petróleo; o vidro, do quartzo, da areia e da cal; as latas de alumínio, da bauxita; entre outros. Então, como proceder para diminuir a montanha de lixo que cresce diariamente na sociedade moderna?



Fontes de Pesquisa

Recursos Didáticos



ícone de áudio
Áudios

Imagens

Notícias

Simuladores
textes
Textos
ícone de trecho de filme
Trechos
de Filmes


ícone de vídeo
Vídeos

Recomendar esta página via e-mail: