Obras de Arte nas Imagens Publicitárias
O uso do recurso da imagem é essencial para a publicidade atingir seus objetivos. Portanto, é importante saber ler as imagens, ou seja, perceber o sentido implícito de uma mensagem.A imagem na publicidade | Apropriação da imagem |
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A imagem na publicidade
[...]"Experimente ver pela primeira vez o que você vê todo o dia, sem ver. Parece fácil, mas não é." Vista Cansada - Otto Lara Resende ( Folha de São Paulo - 23/02/1992)
No histórico da publicidade, observamos que os primeiros anúncios eram exclusivamente escritos, mas com o advento da técnica de reprodução de imagens, no século XIX com a litografia e a fotografia, a publicidade ganhou maior espaço na mídia e obteve maior êxito em suas funções.
Assim, devido à realidade do nosso cotidiano, intensamente valorizado pela imagem, sejam elas concebidas para a mídia impressa, sejam para a mídia eletrônica, que são hoje, basicamente, constituídas de texto escrito (ou falado) e imagens (estáticas ou animadas), faz-se necessário uma alfabetização visual.
Conhecendo um pouco mais da História da Arte, percebemos que frequentemente há a utilização de esculturas ou pinturas como tentativa de emprestar autoridade às mensagens publicitárias.
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Apropriação da obra "David" de Michelangelo
Neste caso o publicitário utilizou a imagem da obra "David" de Michelangelo, que virou "Mc David" caracterizado de Ronald McDonald. Aqui, o autor relacionou a publicidade da comida saudável com a bela forma de David.
Apropriação de imagens
Quanto mais aspectos conhecemos da mesma coisa, mais a apreciamos e melhor podemos compreender a realidade. Assim, ao verificar o olhar que fazemos das imagens que nos cercam no dia a dia, percebemos que a fronteira do “lugar da arte” se diluiu e, não é mais possível determinar, com exatidão, o quê pertence ao mundo dos museus e o quê pertence ao mundo fora deles.
Em algumas das vezes, temos imagens "apropriadas" de diferentes períodos da História da Arte com pequenas alterações e em outras vezes temos as "releituras", imagens com alterações mais significativas, ambas pertencendo a novos contextos.
Apropriação: "Nascimento do Homem" de Michelangelo
Acesse a imagem originalNesse caso, o publicitário utilizouuma obra renascentista para mostrar ao futuro comprador como Nokia deixa a imagem tão ou mais perfeita que uma obra prima. Apropriação: "O Quarto em Arles " de Vincent Van Gogh Acesse a imagem originalNesta apropriação, o publicitário utilizou a imagemda obra "O Quarto em Arles" de Vincent Van Gogh. Foi espelhada a cadeira de frente para a mesa, iluminando o produto, para mostrar ao futuro comprador que com o Notebook ele acessará o mundo e deixará de ser só. |
Apropriação: "Autorretrato" de Vincent Van Gogh
Acesse a imagem originalAqui o publicitário utilizou aimagem do próprio artista, conhecido pelo seu caráter temperamental, para relacionar saúde mental com Prozac. Releitura: "Autorretrato" de Pablo Picasso O publicitário utilizou uma obra cubista para mostrarao futuro comprador como Mon Bijou deixa as roupas com aspecto de uma obra-prima. |
Apropriação da obra Manto Vermelho de Tarsila do Amaral
Nesse caso, o publicitário utilizou a imagem da própria artista, considerada uma mulher à frente de sua época, para relacionar elegância, ousadia e modernidade com estilo de vida da mulher que usa “O Boticário”(lançado em 2006, em homenagem ao dia internacional da mulher).
Será que os espectadores reconhecem quando hṕa apropriação e/ou releitura?
[...]com o avanço das reproduções gráficas e o advento da internet, além das visitas aos museus, aumentaram a capacidade de perceber as relações entre as cópias e os trabalhos consagrados, mesmo que o artista não cite esses últimos de modo explícito (Revista Escola).
Arte na Publicidade I |
Arte na Publicidade II |
Arte na Publicidade III |
Publicidade do sabonete Vinólia |
Fontes de Pesquisa