Disciplina - Sociologia

Obras de Arte nas Imagens Publicitárias

O uso do recurso da imagem é essencial para a publicidade atingir seus objetivos. Portanto, é importante saber ler as imagens, ou seja, perceber o sentido implícito de uma mensagem.

A imagem na publicidade Apropriação da imagem
Vídeos relacionados



A imagem na publicidade

[...]"Experimente ver pela primeira vez o que você vê todo o dia, sem ver. Parece fácil, mas não é." Vista Cansada - Otto Lara Resende ( Folha de São Paulo - 23/02/1992)

No histórico da publicidade, observamos que os primeiros anúncios eram exclusivamente escritos, mas com o advento da técnica de reprodução de imagens, no século XIX com a litografia e a fotografia, a publicidade ganhou maior espaço na mídia e obteve maior êxito em suas funções.

Assim, devido à realidade do nosso cotidiano, intensamente valorizado pela imagem, sejam elas concebidas para a mídia impressa, sejam para a mídia eletrônica, que são hoje, basicamente, constituídas de texto escrito (ou falado) e imagens (estáticas ou animadas), faz-se necessário uma alfabetização visual.

Conhecendo um pouco mais da História da Arte, percebemos que frequentemente há a utilização de esculturas ou pinturas como tentativa de emprestar autoridade às mensagens publicitárias.

Apropriação da obraAcesse a imagem original

Apropriação da obra "David" de Michelangelo

Neste caso o publicitário utilizou a imagem da obra "David" de Michelangelo, que virou "Mc David" caracterizado de Ronald McDonald. Aqui, o autor relacionou a publicidade da comida saudável com a bela forma de David.




Apropriação de imagens

Quanto mais aspectos conhecemos da mesma coisa, mais a apreciamos e melhor podemos compreender a realidade. Assim, ao verificar o olhar que fazemos das imagens que nos cercam no dia a dia, percebemos que a fronteira do “lugar da arte” se diluiu e, não é mais possível determinar, com exatidão, o quê pertence ao mundo dos museus e o quê pertence ao mundo fora deles.

Em algumas das vezes, temos imagens "apropriadas" de diferentes períodos da História da Arte com pequenas alterações e em outras vezes temos as "releituras", imagens com alterações mais significativas, ambas pertencendo a novos contextos.




Apropriação:  "Nascimento do Homem" de Michelangelo
Releitura da obra "Nascimento do Homem" de Michelângelo.
Acesse a imagem original
Nesse caso, o publicitário utilizou
uma obra renascentista para mostrar
ao futuro comprador como Nokia deixa a
imagem tão ou mais perfeita que
uma obra prima.


Apropriação:  "O Quarto em Arles " de Vincent Van Gogh
Apropriação da obra "O Quarto em Arles" de Vincent Van Gogh.
Acesse a imagem original
Nesta apropriação, o publicitário utilizou a imagem
da obra "O Quarto em Arles" de Vincent Van Gogh.
Foi espelhada a cadeira de frente para a mesa, iluminando o produto,  para mostrar ao futuro comprador que com o Notebook ele acessará o mundo e deixará de ser só.
Apropriação:  "Autorretrato" de Vincent Van Gogh
Releitura da obra de Vincent Van Gogh "Autorretrato".
Acesse a imagem original
Aqui o publicitário utilizou a
imagem do próprio artista,
conhecido pelo seu caráter temperamental,
para relacionar saúde mental
com Prozac.


Releitura: "Autorretrato" de Pablo Picasso
Releitura de uma obra Cubista de Pablo Picasso.
 
O publicitário utilizou uma obra cubista para mostrar
ao futuro comprador como Mon Bijou deixa
as roupas com aspecto de uma obra-prima.



Apropriação da obra Manto Vermelho de Tarsila do Amaral



Nesse caso, o publicitário utilizou a imagem da própria artista, considerada uma mulher à frente de sua época, para relacionar elegância, ousadia e modernidade com estilo de vida da mulher que usa “O Boticário”(lançado em 2006, em homenagem ao dia internacional da mulher).










Será que os espectadores reconhecem quando hṕa apropriação e/ou releitura?
[...]com o avanço das reproduções gráficas e o advento da internet, além das visitas aos museus, aumentaram a capacidade de perceber as relações entre as cópias e os trabalhos consagrados, mesmo que o artista não cite esses últimos de modo explícito (Revista Escola).

  • Vídeos relacionados
ícone para acessar lista de vídeos
Arte na
Publicidade I
ícone para acessar lista de vídeos
Arte na
Publicidade II
ícone para acessar lista de vídeos
Arte na
Publicidade III
ícone para acessar lista de vídeos
Publicidade do
sabonete Vinólia


Fontes de Pesquisa
Recomendar esta página via e-mail: