Aspectos da adolescência e juventude
Nome do autor: Gilce Francisca Primak NiquettiE-mail: gilprimak@hotmail.com
Instituição/Escola: Colégio Estadual Mahatma Gandhi
Município/Estado: Guarapuava/Paraná
Série: 3ªA
Fonte da informação: Artigos/livros/vídeo Portal Dia a Dia Educação
Aspectos da adolescência e juventude: uma construção social e histórica
Relato
“O processo biológico, que é real e pode ser reconhecido por sinais externos do corpo é apropriado e elaborado simbolicamente por meio de rituais que definem, nas fronteiras etárias, um sentido político e organizador do sistema social.” (MINAYO; COIMBRA, 2002).
Objetivos
- Conhecer os aspectos do desenvolvimento humano (biológico, psicológico, jurídico e social).- Perceber como as formas de pensar e narrar a juventude mudam de acordo com o contexto cultural e social vivido por cada geração, e quais suas contribuições culturais.
- Perceber como os padrões de comportamento esperados para meninos e meninas reproduzem hierarquias e desigualdades de gênero.
Metodologia
A adolescência é um período fundamental do desenvolvimento humano e deve ser considerado a partir dos aspectos biológico, psicológico, jurídico e social.Assim, primeiramente, será apresentado o conteúdo por meio de aula expositiva, com registro do conteúdo no caderno. Intercalado a isso, será realizado trabalho em grupo, a fim de, no final, realizar um seminário das produções. Esse seminário será realizado a partir da utilização de artigos referentes à contextualização histórica da categoria de adolescente no Ocidente, desde a Idade Média até os dias atuais, e analogia da Carta de Reivindicações dos Adolescentes do Encontro Internacional de Adolescentes em 2001, em Salvador, com os anseios da juventude após uma década.
Questionamentos relevantes
Como surge a ideia de adolescente?O que é ser adolescente para você?
O que queremos das instituições sociais?
Como temos (re)inventado a juventude em nossos dias?
Exemplo da produção dos alunos
O que queremos das Instituições sociais?Família: respeito, compreensão,apoio, carinho e amor.
Escola: qualidade, aprendizado, amizade, preparação para o mercado de trabalho e Ensino Superior, eventos culturais.
Religião: respeito, compreensão e apoio.
Saúde: profissionais capacitados, tratamento gratuito especializado.
Política: honestidade, respeito, projetos para adolescentes, políticas públicas.
Mídia: seriedade, programas para os adolescente.
Empresas: programas para o 1º emprego, inclusão no mercado de trabalho, melhores salários.
Lazer: eventos culturais, filmes, espaços para diversão, esporte.
Segurança: respeito aos direitos do cidadão, programas de combate às drogas e à violência.
Órgãos públicos: cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescentes.
Avaliação
Os alunos serão avaliados de acordo com os critérios pertinentes a cada instrumento.Obs.: Este conteúdo específico pode ser abordado em todas as séries do Ensino Médio, de acordo com conteúdo estruturante de cada série, adaptação de material - Curso/Seed-2010.
Foi utilizado algum recurso do Portal Dia a dia Educação? Vídeo "Eu, etiqueta"
Vídeo com o poema "Eu, Etiqueta" narrado por Paulo Autran
Baixe o vídeo
Referências
KOLLER, Sílvia Helena. (Org.). Carta de Reivindicações dos Adolescentes. In: ______. Adolescência e psicologia: concepções, práticas e reflexões críticas. Rio de Janeiro: Conselho Federal de Psicologia, 2002.GROPPO, L. A. Juventude: ensaios sobre sociologia e história das juventudes modernas. Rio de
Janeiro: Difel, 2000.
GROSSMAN, E. A construção do conceito de adolescência no Ocidente. Disponível em: <http://www.adolescenciaesaude.com>
MINAYO, M.; COIMBRA, C. (Orgs.). Antropologia, saúde e envelhecimento. Rio de Janeiro: Fio Cruz. 2002.