HAI - A construção da identidade da disciplina de Sociologia
A disciplina de Sociologia ainda não desenvolveu uma identidade, remetendo-nos a insuficiências na elaboração de reflexões sobre o ensino das teorias, dos conceitos e dos temas sociológicos no Ensino Médio.Assim, destaca-se a importância de debater os métodos e as metodologias adotados nas salas de aula, a fim de que possamos estabelecer uma identidade para o ensino dessa ciência na Educação Básica.
Neste espaço, destacamos alguns materiais que contribuem nesse debate.
Sugestões de aulas |
Sugestões de leituras |
Vídeos |
Sugestões de aulas
Durkheim e a consolidação da Sociologia como disciplina autônoma
O pensamento social de Max Weber
Socialização e (Re)socialização
Sugestões de leituras
A Sociologia no Ensino Médio: os desafios institucionais e epistemológicos para a consolidação da disciplina
Ileizi Fiorelli Silva
Isadora Barreto Paiva
Susana Jimenez
A Sociologia volta à escola: um estudo dos manuais de Sociologia para o Ensino Médio no Brasil
Flávio Marcos Silva Sarandy
Ensino de Sociologia: particularidades e desafios contemporâneos
Nise Jinkings
Sociologia e Ensino Médio: reflexões acerca do exercício da docência
André Hernandes Gorini
Sociologia no Ensino Médio: oportunidade de inovação na escola e na universidade
Marcelo Baumann Burgos
II Seminário Nacional Sociologia & Política
Anais do Evento 2010
Vídeos
Nós da Educação - Ileize Fiorelli - parte 1 de 3
Nós da Educação - Ileize Fiorelli - parte 2 de 3
Nós da Educação - Ileize Fiorelli - parte 3 de 3
Sociologia No Ensino Médio - Contextualização
Sociologia No Ensino Médio - Ideologia
Sociologia No Ensino Médio - Pluralidade Cultural e Racial
Sociologia No Ensino Médio - Tema, conceito e teoria
Sociologia No Ensino Médio - Tema, conceito e teoria 2
Sociologia No Ensino Médio - Teoria e senso comum