A Ilusão Viaja De Trem
Ficha técnica(Ilusión Viaja en Tranvía)
Aventura, Comédia, Drama, México, 1954, 90min; preto e branco. Direção: Luis Buñuel. Fechar
Aventura, Comédia, Drama, México, 1954, 90min; preto e branco. Direção: Luis Buñuel. Fechar
Sinopse
Ao saberem que o bonde 133, no qual trabalharam durante toda a vida, será retirado de serviço, indo para o ferro-velho, dois amigos ficam bêbados e decidem sequestrá-lo. Nesta última viagem, acabam levando um grupo de passageiros de diferentes idades, profissões e condições sociais.
Fechar
Fechar
Reflexões sociológicas
La Ilusión Viaja En Tranvía alabora questões relacionadas, entre outras coisas, ao transporte como espaço público do cotidiano da classe trabalhadora e burguesa.
Também percebemos na película o tema da alienação/estranhamento, e o diretor sugere o dilaceramento da tradição, representada pelo bonde 133, pelo avanço da Modernidade.
O cineasta Luis Buñuel destila sua visão anárquica da sociedade, nos apresentando uma jornada inesquecível repleta de personagens bizarros e situações absurdas do cotidiano da cidade do México.
Sugestões temáticas
- Transporte coletivo - Desemprego |
- Trabalho - Estranhamento |
- Tradição | - Alienação |
Mais informações
Esse filme é um dos trabalhos mais elogiados da fase mexicana de Luis Buñuel. Em certos momentos, é tênue a linha que demarca realidade e ilusão. No decorrer da narrativa lúcida, Bunuel insere elementos de fantasia, de estilo surreal, como, por exemplo, a presença de uma figura aristocrática, na madrugada, entre os passageiros do bonde 133 ao lado de empregados de açougue, beatas de Nossa Senhora e proletários madrugadores.
De certo modo, La Ilusión Viaja En Tranvía é um filme que trata de trabalhadores (empregados da empresa de bondes) alienados de seu meio de trabalho, buscando recuperar, de forma contingente (e sem sucesso), por meio de um sequestro inconsequente, as condições objetivas de produção (e controle) de suas vidas.