Os Implacáveis
Ficha técnicaSinopse
Doc McCoy sai da prisão com a ajuda de um político corrupto, sendo tratado um roubo a um banco, que beneficiaria ambos. Mas a ambição fala mais alto, então Doc e sua mulher Carol terão que lutar pelo que é seu.
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Reflexões Sociológicas
O mundo social do cinema de Peckipah é o mundo da barbárie social , onde a violência constitui as relações sociais e o mundo dos homens se animaliza. Na verdade, Peckinpah sugere uma inversão ontológica entre mundo dos homens e mundo animal.
Sob a barbarie social, como no conto "A Metamorfose", de Franz Kafka, o homem se interverte em "inseto monstruoso". Na verdade, o cinema de Peckinpah é constituído de imagens-metáforas que sugerem tal estranhamento/alienação.
Sugestões temáticas
- Violência | - Conflitos sociais | - Relações sociais | - Pós-modernidade |
Mais informações
A abertura do filme apresenta animais do campo pastando ao lado da penitenciária estadual (animais livres e homens cativos). O mesmo ocorre na cena de abertura de "A Morte Não Manda Recado" (The Balad of Cable Hogue), de 1970; ou ainda cenas de "Meu Ódio será Sua Herança" (The Wild Bunch), de 1969.
Noutra cena do filme, Doc McCoy se détem na leitura de um jornal no trem, com a manchete sobre a guerra do Vietnam e ao fundo crianças negras com armas de brinquedo. A presença de crianças assistindo cenas de tiroteio no filme, expressam o dilaceramento da reprodução social na sociedade da violência.
De certo modo, a incomunicabilidade do casal McCoy expressa o vazio de um mundo mediado pela lógica da mercadoria-dinheiro e pela lei do mais forte. Sam Peckinpah, o “poeta da violência”, mais do que ninguém, consegue apreender o cerne essencial da civilização burguesa nos EUA. (Adaptado de Tela Crítica).