Os Incompreendidos
Ficha técnica(Les Quatre cents coups)
Drama, França, 1959, 94min; preto e branco. Direção: François Truffaut. Fechar
Drama, França, 1959, 94min; preto e branco. Direção: François Truffaut. Fechar
Truffaut faz manifesto de fluência e beleza |
Sinopse
Antoine Doinel é um garoto de 14 anos. Seus pais não lhe dão muita atenção, então ele mata aula para ir ao cinema e sair com seus amigos. Antoine mente para ocultar suas fugas da escola. Após ser castigado por um professor que o acusa de ter plagiado Balzac e se desentender com os pais, decide fugir de casa e viver de pequenos roubos. Recolhido ao Reformatório Penal, consegue fugir em busca de seus sonhos.
Fechar
Fechar
Reflexões Sociológicas
Neste filme, o cineasta francês expõe o drama da incomunicabilidade de um jovem adolescente, incompreendido pelos pais, que estão imersos em seus próprios interesses egoístas; e pela escola, inócua e arcaica, símbolo de um sistema educacional falido e impotente, pronto a reprimir qualquer sinal de criatividade e de rebeldia.
Sugestões temáticas
- Juventude | - Intituições Sociais | - Relações familiares |
Mais informações
Produzido em 1959, o filme é até hoje considerado um dos melhores filmes de todas as épocas.
A película expressa o sintoma de uma sociabilidade danificada pelos particularismos de cada um, cujas vítimas irremediáveis são jovens e crianças em fase de socialização. O diretor admite ter criado neste clássico o retrato da solidão de uma criança.
No filme, pais, escolas e filhos, aparecem como mundos paralelos de uma ordem burguesa lastreada na incompreensão e na incomunicablidade. Truffaut expõe, em sua época, a crise de reprodução social da ordem burguesa por meio da crise das instituições sociais da família e da escola.