Os Irmãos Grimm
Ficha técnica
Sinopse
Reflexões Sociológicas
Por meio das lendas dos Irmãos Grimms, Terry Gilliam constroi sua trama imaginária onde busca tratar dos dilemas entre Modernidade e Tradição e da luta persistente entre Razão e Fantasia.
O que o diretor sugere é que a era moderna, da Revolução Francesa e da Revolução Industrial, não conseguiu abolir a mágica do desconhecido.
Sugestões temáticas
Mais informações
No filme, os Irmãos Grimm, que dedicaram seus contos às crianças por sua temática mágica e maravilhosa, buscam recuperar lendas do passado germânico, sendo obrigados a enfrentar o que está para além da Razão Moderna emergente.
Entremeados à narrativa fílmica de Gilliam, aparecem extratos de alguns contos dos Grimm (por exemplo, Chapeuzinho Vermelho, João e Maria, etc.).
Os contos dos Irmãos Grimm podem ser considerados contos-de-encantamento (estórias que apresentam metamorfoses, ou transformações, por encantamento, a maioria); contos maravilhosos (estórias que apresentam o elemento mágico, sobrenatural, integrado naturalmente nas situações apresentadas); fábulas (estórias vividas por animais, algumas); lendas (estórias ligadas ao princípio dos tempos, ou da comunidade, e onde o mágico aparece como "milagre" ligado a uma divindade); contos de enigma ou mistério (estórias que têm como eixo um enigma a ser desvendado); ou ainda contos jocosos (humorísticos ou divertidos).
Terry Gilliam busca reunir no filme todos esses elementos dos contos de Grimm, criando uma fábula fantástica capaz de indicar limites da Razão Iluminista diante do tenebroso mundo da fantasia pré-moderna. (Adaptado de Tela Crítica).
(Brothers Grimm)
Aventura, Comédia, Fantasia, Reino Unido, EUA, 2005, 118min; colorido. Direção: Terry Gilliam. Fechar
Aventura, Comédia, Fantasia, Reino Unido, EUA, 2005, 118min; colorido. Direção: Terry Gilliam. Fechar
Sinopse
Wilhelm e Jacob são dois irmãos famosos pelos seus contos de fadas, recheados de personagens mágicos. Eles percorrem a Europa comandada por Napoleão Bonaparte enfrentando monstros e demônios falsos em troca de dinheiro rápido. Porém, quando as autoridades francesas descobrem o plano deles, os coloca para enfrentar uma maldição real em uma floresta encantada, na qual jovens donzelas desaparecem misteriosamente.
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Reflexões Sociológicas
Por meio das lendas dos Irmãos Grimms, Terry Gilliam constroi sua trama imaginária onde busca tratar dos dilemas entre Modernidade e Tradição e da luta persistente entre Razão e Fantasia.
O que o diretor sugere é que a era moderna, da Revolução Francesa e da Revolução Industrial, não conseguiu abolir a mágica do desconhecido.
Sugestões temáticas
- Surgimento da sociologia | - Modernidade | - Iluminismo |
Mais informações
No filme, os Irmãos Grimm, que dedicaram seus contos às crianças por sua temática mágica e maravilhosa, buscam recuperar lendas do passado germânico, sendo obrigados a enfrentar o que está para além da Razão Moderna emergente.
Entremeados à narrativa fílmica de Gilliam, aparecem extratos de alguns contos dos Grimm (por exemplo, Chapeuzinho Vermelho, João e Maria, etc.).
Os contos dos Irmãos Grimm podem ser considerados contos-de-encantamento (estórias que apresentam metamorfoses, ou transformações, por encantamento, a maioria); contos maravilhosos (estórias que apresentam o elemento mágico, sobrenatural, integrado naturalmente nas situações apresentadas); fábulas (estórias vividas por animais, algumas); lendas (estórias ligadas ao princípio dos tempos, ou da comunidade, e onde o mágico aparece como "milagre" ligado a uma divindade); contos de enigma ou mistério (estórias que têm como eixo um enigma a ser desvendado); ou ainda contos jocosos (humorísticos ou divertidos).
Terry Gilliam busca reunir no filme todos esses elementos dos contos de Grimm, criando uma fábula fantástica capaz de indicar limites da Razão Iluminista diante do tenebroso mundo da fantasia pré-moderna. (Adaptado de Tela Crítica).