Matrix
Ficha técnica(Matrix, The)
Ação, Ficção científica, EUA, 1999, 136min; colorido. Direção: Lana Wachowski, Andy Wachowski.
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Ação, Ficção científica, EUA, 1999, 136min; colorido. Direção: Lana Wachowski, Andy Wachowski.
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Resenha |
Sinopse
A história se passa em um futuro distante, em que os humanos foram dominados pelas máquinas e vivem ligados a um mundo chamado Matrix. Na luta entre máquinas e humanos, Neo (Keanu Reeves) é o humano escolhido, ou seja, é o único que pode vencer a realidade virtual e mostrar o caminho da salvação para os outros.
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Reflexões sociológicas
A triologia Matrix é uma obra-prima do cinema moderno que inquieta milhões de pessoas com as questões sobre dominação e liberdade, ilusão e realidade, verdade e mentira, consciência e percepção, religião e estilo de vida, ética e tecnologia, alienação, controle, entre outras.
A satisfação parcial de necessidades geradas pelo sistema organizacional para que os empregados sejam controlados mais facilmente, apresentada no filme, nos leva à reflexão sobre como se constroem as realidades e o quanto nosso cotidiano está normatizado.
Trechos do filme
- Alienação |
- Trabalho | - Ser Humano |
Sugestões temáticas
- Alienação - Realidade x Virtual - Mídias |
- Liberdade X Manipulação - Organizações e sociedades - Trabalho |
- Costumes - Manipulação de informações |
- Instituições - Meio ambiente e consumo |
Mais informações
Em nossa realidade, a escravidão e a manipulação não é uma novidade, nem fruto específico dos tempos modernos ou das tecnologias modernas. Afinal, foi o imperador romano Otávio Augusto que criou, ou talvez tenha apenas melhorado e batizado, a famosa política panem et circenses (pão e circo) para pacificar Roma, mantendo o povo satisfeito e longe da política.
O desenvolvimento da técnica na sociedade do capital tende a aparecer como desenvolvimento tecnológico, com objetos complexos assumindo formas estranhadas, que sob certas circunstâncias sócio-históricas podem assumir alto potencial destrutivo.
Conforme se amplia, o fetichismo da mercadoria imprime sua marca indelével na sociabilidade humana, constituindo formas complexas de fetichismo social, criando a aparência de uma tecnologia onipotente.
O fetiche da técnica por meio dos objetos tecnológicos tendem a ocultar a verdadeira dominação do capital como relação social a serviço da reprodução da riqueza abstrata que aprofunda a desigualdade e a difereça de classe. (Adaptado de Tela Crítica).