Pão e Rosas
Ficha técnica(Bread and Roses)
Drama, França, Reino Unido, Suíça, Espanha, Alemanha, 2000, 110min; colorido. Direção: Ken Loach.
Fechar
Drama, França, Reino Unido, Suíça, Espanha, Alemanha, 2000, 110min; colorido. Direção: Ken Loach.
Fechar
Sinopse
As irmãs mexicanas Maya (Pilar Padilla) e Rosa (Elpidia Carrillo) estão trabalhando em um centro comercial nos Estados Unidos na área de limpeza. Mas Sam (Adrien Brody), um ativista americano, ameaça as duas de perderem seus empregos e a permanência nos Estados Unidos.
Fechar
Fechar
Reflexões Sociológicas
O filme "Pão e Rosas" apresenta importantes elementos temáticos que tratam da situação do trabalho sob o capitalismo global.
Aborda a questão das migrações laborais e da precariedade salarial extrema no setor de serviços de baixa qualificação, além de expor a luta pelo reconhecimento da organização sindical dos setores pobres do mundo do trabalho.
Sugestões temáticas
- Organização sindical | - Relações de trabalho | - Migração |
Mais informações
O filme baseia-se em fato verídico ocorrido no importante centro comercial de Los Angeles (Century City's Office) em maio de 1990, quando cerca de 500 a 700 trabalhadores faxineiros dos prédios comerciais da região, parte deles imigrantes ilegais, decidiram entrar em greve reivindicando melhores salários.
A paralisação dos zeladores que durou de 29 de maio a 26 de junho de 1990, atingiu prédios de escritórios de importantes corporações internacioais no centro de Los Angeles. (Adaptado de Tela Crítica).