THX 1138
Ficha técnicaSinopse
Adaptado para longa de um curta do próprio diretor George Lucas feito em seu tempo de universidade. THX 1138, LUH 3417 e SEN 5241 tentam escapar de uma sociedade futurista cujas autoridades manipulam seus integrantes por meio de drogas violentas.
Fechar
Fechar
Reflexões sociológicas
Na sociedade do capital do século 25, homens e mulheres operários e empregados, trabalham em estado de letargia causada pelo uso de drogas tranquilizantes.
Não têm nomes, identidades, necessidades, nem memória do mundo que abandonaram. Parábola amarga, "THX 1138" é a síntese das distopias tecnológicas do século XX.
Mas, George Lucas sugere que, mesmo o homem mais comum, um operário imerso na lógica do produtivismo (em pleno século 25!) é um insurgente contra o agudo estranhamento.
Sugestões temáticas
- Controle | - Drogas | - Identidade | - Alienação |
Mais informações
No século 25, THX 1138 é um operário de uma sociedade-colméia de controle social total, estilo 1984, de George Orwell e Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, que divide seu cubículo com uma fêmea, LUH 3417.
De repente, passam a rejeitar a cota diária da droga que são obrigados a tomar e experimentam um romance (que é proibido). THX 1138 é acusado de crime capital e condenado a prisão perpétua.
Impressiona a cenografia com tomadas de cena em branco sobre branco, sugerindo ambiente estéril e frio, que transmite o isolamento entorpecente deste mundo futuro. (Adaptado de Tela Crítica).