Terra Estrangeira
Trailer |
(Terra Estrangeira)
Aventura, Romance, Comédia dramática, Portugal, Brasil, 1995, 100min; colorido. Direção: Walter Salles e Daniela Thomas.
Fechar
Aventura, Romance, Comédia dramática, Portugal, Brasil, 1995, 100min; colorido. Direção: Walter Salles e Daniela Thomas.
Fechar
Sinopse
Anos 90. Sem perspectiva de vida num Brasil tomado pelo caos em plena era Collor, Paco (Fernando Alves Pinto) decide viajar para Portugal após a morte da mãe, levando uma misteriosa encomenda. Em Lisboa, ele conhece Alex (Fernanda Torres), brasileira namorada de Miguel (Alexandre Borges), todos envolvidos num esquema de contrabando, que vai tornar suas vidas um pesadelo.
Fechar
Fechar
Reflexões sociológicas
Paco e Alex, tipos de classe média, são duas facetas da mesma pessoa, pois espelham tipos diversos de exílio.
O mais visível, é claro, é o exílio econômico, já que ambos enfrentam dificuldades para se manter durante os anos difíceis de Collor no poder. Entretanto, existe um tipo mais íntimo e mais profundo de exílio: a busca desesperada por um lar, por uma raiz, no mundo da globalização neoliberal.
A classe média proletarizada que imigra e cai nas mãos das redes criminosas é um tema social candente que Salles expõe de modo poético.
Sugestões temáticas
- Globalização | - Emigração | - Neoliberalismo |
Mais informações
Na década neoliberal - os anos 1990 - o Brasil, pela primeira vez, tornou-se um país de emigrantes. Um destaque para a bela fotografia de Walter Carvalho em preto&branco e a melodia “Vapor Barato” (cantada por Gal Costa), um feliz improviso que dá a nota triste e definitiva de encerramento ao filme.