O Leopardo
Ficha técnica(Gattopardo, Il)
Histórico, Drama, Guerra, Itália, França, 1963, 183min; colorido. Direção: Luchino Visconti.
Fechar
Histórico, Drama, Guerra, Itália, França, 1963, 183min; colorido. Direção: Luchino Visconti.
Fechar
Site dicado a Luchino Visconti |
Sinopse
Don Frabrizio Salina, um refinado príncipe siciliano, testemunha a decadência da nobreza e a ascensão da burguesia durante a unificação italiana, em 1860. O poder da nova classe social é representado por Don Calogero, que casará sua linda filha Angelica com Tancredi, sobrinho de Salina.
Fechar
Fechar
Reflexões sociológicas
Il Gattopardo, de Luchino Visconti, é uma obra-prima do filme histórico do século XX. A partir do romance de Tomasi Di Lampedusa, Visconti nos apresenta, com vigor narrativo, a ascensão das "classes médias" (a burguesia) e a decadência da nobreza sob o Risorgimento italiano, em 1860.
É impressionante a construção de personagens típicos e seus vínculos com a estrutura de classe. Deste modo, o filme de Visconti não é apenas um filme histórico, mas é uma narrativa sociológica baseada nas categorias de classes e luta de classes, apreendidas num momento histórico típico.
Sugestões temáticas
- Classes sociais | - Luta de classes | - Revolução sociais | - Sociedade de classes |
Mais informações
O Leopardo é a expressão-mor do realismo histórico, com Visconti demonstrando a importância (e o vigor) da construção de uma narrativa histórica baseada nas categorias de classes sociais e luta de classes, tão esquecidas pelo cinema e pelas teorias sociológicas pós-modernas.
Temas significativos em Il Gattopardo: classes sociais, luta de classes, objetividade e subjetividade de classe, revolução social, revolução passiva e transformismo (conceitos de Antonio Gramsci). Seria interessante um painel analítico-sociológico dos filmes "O Leopardo", "A Terra Treme" e "Rocco e Seus Irmãos", todos de Luchino Visconti, uma trilogia interessante sobre a anatomia de uma sociedade capitalista imersa no passado e presente da exploração do capital em suas formas arcaicas e modernas. (Adaptado de Tela Crítica).