Adeus Lênin
Sinopse
A mãe de Alexander, fiel devota do socialismo na antiga Alemanha Oriental, tem um ataque cardíaco ao ver o filho em uma passeata contra o sistema vigente. Quando ela acorda do coma, após a queda do muro de Berlim, o médico aconselha a Alexander que ela evite emoções fortes, pois outro ataque tão cedo seria fatal. Com o peso na consciência pelo estado atual de sua mãe, Alex faz de tudo para que ela continue vivendo em uma ilusória Alemanha socialista, mudando embalagens de produtos industrializados e até mesmo inventando documentários televisivos para preencher as brechas do dia a dia do recente capitalismo no país.
Fechar
Fechar
Reflexões sociológicas
Muito se tem falado sobre Adeus, Lênin!, em muitos sentidos. Há quem diga que o filme é anticomunista, como há também quem diga exatamente o contrário.
Isso ocorre, em parte, porque o filme, ao mesmo tempo em que coloca uma visão extremamente crítica do assim chamado “socialismo real”, também revela, a partir da queda do Muro, o capitalismo em sua face mais degradada e decadente.
Assim, se por um lado o “socialismo” se apresenta na repressão brutal a manifestações pela liberdade de imprensa e nas dificuldades econômicas; a chegada do capitalismo promove o fechamento das empresas estatais, tirando o emprego dos “herois operários”. O filme mostra que o novo não é em nada uma superação positiva do velho. (Adaptado de ler-qi.org).
Trechos do filme
- Abertura de mercado | - Manifestação popular |
Sugestões temáticas
- Socialismo - Modo de produção |
- Relações econômicas - Relações sociais |
- Capitalismo - Censura |
- Muro de Berlim - Comércio |