Entre os Muros da Escola
Trailer |
Sinopse
François e seus colegas professores preparam o novo ano letivo em uma difícil escola da periferia parisiense. Munidos das melhores intenções, eles se apoiam mutuamente para manter vivo o estímulo de dar a melhor educação a seus alunos. A sala de aula, um microcosmo da França contemporânea, testemunha os choques entre as diferentes culturas. E por mais inspiradores e divertidos que sejam os adolescentes, seu difícil comportamento pode acabar com qualquer entusiasmo de professores malpagos.
Fechar
Fechar
Reflexões sociológicas
O filme rodado no ambiente escolar, Sala de Aula, Sala dos Professores, Gabinete do Diretor, Sala do Conselho e algumas locações no pátio, nos mostra o universo de uma escola francesa, onde o grupo de alunos entre 13 e 15 anos, portanto adolescentes com seus anseios, medos, incertezas próprias dessa fase da vida, composto por negros africanos, latino-americanos, asiáticos e franceses.
A crítica especializada nos aponta como ponto forte do filme a linguagem – e neste particular- somos levados a concordar. Provêm da improvisação os melhores momentos do filme.
A realidade francesa do filme mantém um distanciamento em relação ao Brasil, seja pelo xenofobismo exacerbado, contra imigrantes ou descendentes de ex-colônias, com a aceitação e até alguma simpatia por quem tenta assimilar a cultura francesa.
Trechos do filme
- Sala de aula - Disciplina
- Conflitos na sala de aula
Sugestões temáticas
Relações educacionais Políticas escolares Relação professor x aluno |
Relações sociais Competição Relações familiares |
Conflitos sociais Profissão: professor Violência escolar |
Direitos do aluno Direitos do professor Reuniões pedagógicas |