Alfabetização midiática
Nome do autor: Douglas RezendeMunicípio/Estado: Curitiba-PR
Conteúdo: Alfabetização midiática e indústria cultural
Série: 3º Ano
Desenvolvimento
A atividade foi realizada a partir do vídeo Midiatrix, presente nos conteúdos de sociologia do Portal dia a dia educação, do Estado do Paraná. Muito pode ser feito aproveitando da capacidade técnica das novas gerações em lidar com o novo e com as novas tecnologias midiáticas, principalmente com a TV pen-drive (televisores com entrada USB) e programas de edição de imagem e som. A centralidade da necessidade do adolescente ou jovem, ser protagonista, de criar, de inventar. Desta maneira o que era quase mítico em sua visualização midiática se desmitifica frente a possibilidade de criação.Objetivos
Levar o aluno do ensino médio a perceber sua importância como ser histórico e social, dentro do contexto da relevância da história local e global na constituição de seu ethos social.Desenvolver a noção de que o presente é uma construção histórica, sendo assim, determinada em muitos sentidos pelo passado e interpretações da construção da realidade.
Análise de fontes históricas midiáticas e discursos de personalidades públicas referentes a cada um dos mitos curitibanos criados nas diferentes épocas de sua vinculação, comparando com fontes alternativas de informação e depoimentos de história oral, utilizando os recursos técnicos da TV Multimídia.
Metodologia da aula
Apresentação de trechos do vídeo Midiatrix em ponte com o mito da caverna de Platão e exemplos da produção televisiva de simulacros da realidade.
Momento de "colher" as impressões dos estudantes em relação a sua percepção entre teoria sociológica e entorno de realidade concreta, é aberto debate livre com a turma.
Para classificar esta atividade utilizaria dois conceitos, o de sensibilidade, pois é este o objetivo final da aula, tentar desenvolver no estudande um outro olhar em relação a realidade que o cerca, isto não acontece de supetão, mas aos poucos, pois nosso senso de realidade é em muito subjetivado pelas formas presentes no que aparece na mídia corrente (relatório da ONU sobre mídias e crianças 2000). Esta atividade pode contribuir para este fim. Também poderia classificá-lo como de conteúdos de ensino, pois como afirmam as diretrizes de Sociologia do ensino médio, estão presentes as identificações e conceitos de indústria cultural, cultura e cultura de massas.
Quando utilizei este vídeo em sala de aula algumas reações foram instantâneas. Como trata-se de um filme curto de mensagem obvia e direta, pude verificar que o nível de compreensão foi satisfatório com o imediato interesse dos estudantes, simbolizado pelas várias perguntas pertinentes logo após a apresentação. Como utilizei o vídeo para "linkar" conteúdos teóricos com a realidade que nos cerca, percebi que os estudantes de maneira geral tiveram maior facilidade em relacionar conteúdo e noções de realidade objetiva.