Tempos Modernos
Ficha técnicaSinopse
Último filme mudo de Chaplin. Retrata a sociedade americana, após a crise econômica de 1929. Nessa pequena obra-prima, somos convidados a pensar sobre os modos de produção da sociedade industrial, bem como sobre a exploração do trabalho.
Fechar
Fechar
Reflexões sociológicas
O filme tem um importante apelo social, enfatizando as linhas de produção e as conseqüências dessa forma de organização sobre o trabalho. Trata-se do último filme mudo de Chaplin, que focaliza a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome.
A figura central do filme é Carlitos, o personagem clássico de Chaplin, que ao conseguir emprego numa grande indústria, transforma-se em líder grevista conhecendo uma jovem, por quem se apaixona.
O filme focaliza a vida do na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho. É uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas idéias "subversivas".
Trecho do filme
- Controle do corpo
Relação de temas
- Revolução Industrial - Fordismo - Controle do corpo |
- Alienação do trabalhador - Divisão do trabalho |
- Sociedade e consumo - Exploração mão de obra operária |
Colaboração enviada por Josiane de Lourdes Pereira.