Sequência de Aulas - Globalização e Cotidiano - 1ª, 2ª e 3ª Aulas
1ª Aula
Para iniciar os estudos sobre esse conteúdo sugere-se a audição da música Globalização.Áudio Acesse o trecho para download |
Link Externo Acesse a música na íntegra |
Após ouvir a música lançar as seguintes questões:
- Qual o tema abordado na música?
- Quais elementos/termos presentes na letra da música nos remetem a esse tema?
- É possível identificar o “eu poético” (“quem” fala por meio da “letra”) e seus interlocutores (pra “quem” se “fala”)?
Para finalizar essa atividade, solicitar que os alunos construam, a partir da audição da música, uma definição para globalização em seus cadernos.
Atividade complementar:
Aprofundar os conhecimentos sobre o grupo Tribo de Jáh - que tem um interessante histórico desses músicos, pois se conheceram na Escola de Cegos do Maranhão. Pode-se conduzir os alunos ao laboratório de informática para que pesquisem sobre a banda e o estilo musical reagge.
Globalização e Refugo Humano |
2ª Aula
Leitura do texto Globalização e refugo humano, de Luis Carlos FridmanA partir do texto é possível apontar as diferentes caracterizações de globalização feitas por Bauman e por Giddens. O primeiro aponta o fenômeno da globalização como responsável pela “transformação da força de trabalho, dos pobres e dos desabilitados em refugo humano”, pois, “considera o descarte e a imobilização de parcelas crescentes da população mundial como um dos limites trágicos da globalização” (Fridman, 1999). Já Giddens afirma que “a reflexividade, o acesso aos estoques mundiais de informação e a cultura da indagação racional permanente caracteriza o nosso tempo” (Fridman, 1999). Giddens mostra-se “impressionado com realidades em que os indivíduos solicitam, filtram e interpretam a informação, o que o leva à afirmação de que "um mundo de reflexividade intensificada é um mundo de pessoas inteligentes"” (Fridman, 1999). Esses apontamentos permitem a compreensão de que o fenômeno da globalização é percebido pelos autores citados de duas maneiras e ambos encontram argumentos que justificam seus posicionamentos.
Depois da leitura e análise do texto, sugere-se que os alunos construam um quadro comparativo em seus cadernos elencando, de um lado, as características colocadas por Bauman e do outro as apontadas por Giddens.
BAUMAN | GIDDENS |
|
|
|
|
|
Após a construção desse quadro, é necessário sistematizar as contribuições dos alunos num único quadro, que poderá ser elaborado coletivamente.
Acesse o vídeo para download |
Apesar das diferentes caracterizações propostas por Bauman e Giddens é possível afirmar que a “globalização pós-moderna é marcada pela compressão do tempo e do espaço” (Fridman, 1999).
A partir dessa definição propor aos alunos a análise do Jingle, da Rede Globo, Samba da Globalização, e verificar se há elementos que se relacionam com a conceituação de globalização, construída a partir do texto.
Letra da música |