Sequência de aulas - Relações de consumo
Autora: Professora Elisandra Angrewski - Curitiba/PRAulas na íntegra para impressão |
2 Conteúdo Estruturante: Cultura e Indústria Cultural
3. Objetivos2.1 Conteúdo Básico: Sociedade e Consumo
2.2 Conteúdo Específico: As relações de consumo
- Conhecer o Código de Defesa do Consumidor
- Entender o contexto histórico da criação do CDC no Brasil e sua relação com o sistema econômico, político e social
5. Justificativa
Consumo, segundo o antropólogo argentino Nestor Canclini, pode ser definido como o conjunto de processos socioculturais nos quais se realizam a apropriação e os usos dos produtos para atender às necessidades de sobrevivência humana. Continue lendo
6. Encaminhamento:
1ª Aula |
2ª Aula |
3ª Aula |
4ª Aula |
7. Relações interdisciplinares
Ao pesquisar o histórico da Defesa do Consumidor, os alunos estarão em contato com elementos que são próprios da História, principalmente com conteúdos básicos/temas “Urbanização e industrialização” e “Movimentos sociais, políticos e culturais e as guerras e revoluções”.
8. Aprendizagem esperada
Espera-se que os alunos, ao final desta sequência de aulas, reconheçam o Código de Defesa do Consumidor enquanto regulador das relações de consumo de bens e serviços. Compreendam o contexto histórico e social do surgimento do CDC no Brasil e entendam o fenômeno do consumismo como resultado de um sistema econômico, político e social.
Referências |
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