Disciplina - Sociologia

Sequência de aulas - Relações de consumo

Autora: Professora Elisandra Angrewski - Curitiba/PR

Ícone Download
Aulas na íntegra
para impressão
1. Nível de ensino: Médio

2 Conteúdo Estruturante: Cultura e Indústria Cultural
2.1 Conteúdo Básico:  Sociedade e Consumo
2.2 Conteúdo Específico: As relações de consumo

3. Objetivos
  • Conhecer o Código de Defesa do Consumidor
  • Entender o contexto histórico da criação do CDC no Brasil e sua relação com o sistema econômico, político e social
4. Número de aulas estimado: 4 aulas

5. Justificativa
Consumo, segundo o antropólogo argentino Nestor Canclini, pode ser definido como o conjunto de processos socioculturais nos quais se realizam a apropriação e os usos dos produtos para atender às necessidades de sobrevivência humana. Continue lendo

6. Encaminhamento:
Ícone para primeira aula
1ª Aula
Ícone para segunda aula
2ª Aula
Ícone para terceira aula
3ª Aula
Ícone para primeira aula
4ª Aula


7. Relações interdisciplinares
Ao pesquisar o histórico da Defesa do Consumidor, os alunos estarão em contato com elementos que são próprios da História, principalmente com conteúdos básicos/temas “Urbanização e industrialização” e “Movimentos sociais, políticos e culturais e as guerras e revoluções”.

8. Aprendizagem esperada
Espera-se que os alunos, ao final desta sequência de aulas, reconheçam o Código de Defesa do Consumidor enquanto regulador das relações de consumo de bens e serviços. Compreendam o contexto histórico e social do surgimento do CDC no Brasil e entendam o fenômeno do consumismo como resultado de um sistema econômico, político e social.
Ícone Fontes de PesquisaReferências

Ícone Fontes de Pesquisa
Dê sua opinião
ícone opiniões
Opiniões
Ícone
Envie sua aula

Recomendar esta página via e-mail: