Sugestão de atividade - Mídia e Política
Conteúdo: Mídias e política
Materiais: tesouras, jornais e revistas relativamente atuais.
Os alunos organizados em grupos (3 a 4 integrantes, dependendo da dinâmica da turma) pesquisarão em jornais e revistas um fato político recente, que tenha repercutido nas diversas mídias. Depois de selecionado o material - fotografias e notícias - os alunos procederão a seguinte análise:
- Quais e quantas mídias impressas reproduziram o fato;
- Quais as diferentes versões sobre o fato;
- As imagens que acompanham o fato: falam por si só (informativas); impõe conceitos (explicativas); comprovam alguma informação (comprovadoras) ou são meramente ilustrativas. (Para o desenvolvimento dessa etapa é importante considerar tanto o sentido denotativo quanto o conotativo presentes na imagem. A denotação refere-se àquilo que é visível na imagem, já a conotação refere-se às diversas interpretações que a imagem possibilita. Para esta atividade o aluno fará necessariamente uso de estratégias cognitivas, culturais e afetivas. )
Depois de feita internamente essa análise os grupos socializarão os resultados com a turma e o professor poderá colaborar com a exposição de cada grupo fazendo observações que contribuam na percepção sobre o papel da mídia e sua relação com a política e com os acontecimentos políticos.
Esta atividade foi extraída da aula "Arte e Técnica" da professora Elisandra Angrewski - Curitiba/Pr. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.