Sequência de aulas - Sociabilidade
1. Nível de ensino: MédioAulas na íntegra para impressão |
2. Conteúdo Estruturante: O processo de socialização e as Instituições Sociais
2.1 Conteúdo Básico: Sociabilidade
2.2 Conteúdos Específicos: Sociabilidade Juvenil
3. Objetivos
- Reconhecer a presença da instituição escolar no processo de socialização juvenil
- Conhecer diferentes agrupamentos juvenis
- Identificar tribos urbanas
- Diferenciar tribo urbana de Movimento social
4. Número de aulas estimado: 3 aulas
5. Justificativa
As formas de comportamento e de agrupamentos e a consequente busca de identidade e identificação entre jovens têm sido tema de reflexão, principalmente no que diz respeito à socialização e sociabilidade do jovem. No vai e vem do dia a dia, onde o acaso põe os jovens em contato uns com os outros, o espaço escolar merece destaque, pois a escola, enquanto grupo social presente no cotidiano do jovem é um ambiente dinâmico e complexo, em que diversos grupos de estudantes se formam a partir de fatores como idade, sexo, status, interesses, etc. (CÂNDIDO1, 1978 apud DIAS, MARCHI). Continue lendo
6. Encaminhamento:
1ª Aula |
2ª Aula |
3ª Aula |
7. Relações interdisciplinares
Ao produzir textos opinativos, dissertativos e narrativos no formato de um fanzine, os alunos utilizarão conhecimentos que são próprios da Língua Portuguesa, relacionados ao conteúdo básico Gêneros Discursivos.
8. Aprendizagem esperada
Espera-se que ao final dessa sequência de aulas os alunos compreendam a influência das instituições no processo de socialização juvenil, bem como, a presença dos grupos sociais na formação da identidade individual e social, reconhecendo as características identitárias dos grupos sociais do seu local de vivência. Também espera-se que os alunos consigam diferenciar tribos urbanas de Movimentos sociais.
Referências |
Dê sua opinião |
Opiniões |
Envie sua aula |