Sequência de aulas - Sociabilidade - Passo a passo
1° Aula
Iniciar a aula comentando que os jovens participam de determinados grupos que surgem das relações de convivência nos diferentes espaços sociais, e que esses agrupamentos são perceptíveis, também, no espaço educacional.Explicar que assistirão a um vídeo da "Série Recreio com História", da TV Paulo Freire. Nesta série, os alunos da rede estadual de ensino narram experiências relacionadas à escola, a uma área do conhecimento ou a um fato curioso. No vídeo selecionado, Mateus Bueno, do C.E. Walde Rosi Galvão, do município de Pinhais, conta como conheceu, ingressou e tem participado do grupo de teatro do colégio.
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Após apresentação do vídeo, o professor deverá fazer questões como:
- O que levou Mateus a participar do grupo de teatro?
A partir das respostas dos alunos o professor deve comentar que os jovens participam de determinados grupos e que o vai e vem do cotidiano os põe em contato. Mateus, por exemplo, conheceu o grupo de teatro por intermédio de sua prima e depois acabou pertencendo àquele grupo.
- O que tem em comum os alunos que participam de um grupo de teatro?
O professor pode comentar que cada grupo traz suas características próprias e é isso que aproxima os integrantes. De acordo com o sociólogo Antônio Cândido, os grupos que se formam no ambiente escolar se organizam de acordo com padrões ideais de comportamento. Entre os grupos que Cândido aponta aparecem os chamados associativos, que são formados a partir da associação propiciada por atividades realizadas em comum.
- O que leva os jovens a buscarem a formação de grupos?
Explicar que é na busca por identidade e identificação que os jovens participam de determinados grupos. Segundo Mannheim (1978) é comum jovens integrarem grupos ou movimentos particulares num processo que influencia a construção de suas identidades, assim, na busca por identidade e identificação, negam os modelos vigentes de adulto e buscam, entre pares, os que partilham os mesmos sentimentos e ideais.
Neste momento, pedir que os alunos se reúnam em grupos, de no máximo 5 componentes, e anotem no caderno os distintos agrupamentos presentes no ambiente escolar, procurando identificar as características de cada um.
Na sequência, passar no quadro ou entregar em folhas fotocopiadas o fragmento abaixo e solicitar que os alunos, ainda em grupo e a partir da leitura do texto, respondam às seguintes questões:
- Já ouviram o termo “tribo” no contexto exposto no fragmento?
- A que se refere esse termo? Exemplificar.
Fragmento:
“Os grupos chamados “associativos” se assemelham ao que Maffesoli (1998) denomina ‘tribos’ [...] Caracterizados pela forma de convivência e por ter atividades ou valores comuns. […] Estabelecendo um estilo próprio de vida como modo de autoafirmação, os grupos associativos têm a característica (também destacada por Maffesoli em relação às tribos) de serem instáveis, podendo se desfazer rapidamente.” (DIAS, MARCHI, 2012).
Solicitar que os alunos compartilhem com a turma suas observações e respostas. No decorrer das apresentações o professor deverá explicar que, segundo o sociólogo Mafesolli, tribos é o nome que se dá às novas formas de organização juvenil nas sociedades contemporâneas muito comuns nas grandes metrópoles e que se caracterizam por partilhar ideais, podendo estar inseridas nos diversos espaços sociais. É a partir da socialização que o indivíduo se insere nesses grupos, podendo pertencer a mais de um, de acordo com os ambientes que frequenta.
Fazer a retomada da aula anterior através da apresentação da imagem e das seguintes questões:
- O que leva os jovens a buscarem a formação de grupos?
A partir dos comentários dos alunos, explicar que é na busca por identidade e identificação que os jovens participam de determinados grupos.
- Quais são as representações presentes nessa imagem?
Caso os alunos não consigam identificar as representações, o professor deverá explicar que os grupos ali representados são: punk, otaku, surfista, emo, metaleiro, nerd, reagge, colorido, hip hop, gótico, roqueiro, mauricinho/patricinha.
- Essas representações estão associadas a qual termo?
Nesse momento retoma-se o conceito de tribo urbana.
Leitura de texto
Na sequência, propor a leitura conjunta do texto "Hip hop brasileiro: Tribo urbana ou movimento social?". Ddurante a leitura o professor vai intervindo e questionando:
- Qual o contexto de surgimento do hip hop nos Estados Unidos?
- Qual a importância da música, da dança e da pintura no contexto de surgimento do hip hop?
- Qual o significado da afirmação 'O hip hop é muito mais que música e dança, muito mais que pular e requebrar (...)”?
- Qual a distinção entre Movimentos Sociais de Tribos Urbanas?
- O conceito de tribo urbana presente no texto é semelhante ao visto na aula passada?
- Segundo o texto o hip hop é um movimento social ou uma tribo urbana? Por quê?
3° Aula
Chegou o momento de sistematizar e socializar com toda a escola os conteúdos estudados nessa sequência de aula. Para isso, em grupos, os alunos produzirão fanzines tematizando os conteúdos trabalhos no decorrer dessas aulas. Essa atividade deverá ser feita em sala de aula e as produções devem contemplar os seguintes elementos: Grupos associativos no ambiente escolar; Conceito de tribo Urbana; Exemplo de tribos urbanas; Hip Hop.Sobre o Fanzine: Fanzine é uma produção gráfica que se aproxima de uma revista ou jornal, visto que agrega elementos destes,[...] no entanto, é da natureza dos fanzines não seguir regras e nem tem finalidades lucrativas (LOURENÇO apud NASCIMENTO, 2006).
A exposição das produções pode acontecer de diversas maneiras, como por exemplo
- mural
- varal
- web
- impresso