Disciplina - Sociologia

Tecnologia reinventa o espaço da promoção

Quem passeia por um shopping com o bluetooth do telefone ligado corre o risco de receber o convite para uma degustação gratuita de chocolate ou de ganhar desconto na compra de um novo celular. “Dirija-se até a loja”, diz a mensagem, e assim a empresa difunde a promoção entre seus potenciais clientes. Esse tipo de desembarque direto no celular do consumidor é apenas uma entre a infinidade de ações promocionais em um novo mercado que se forma com a popularização das novas tecnologias.

Exemplo

Evento faz ação pelo Twitter
Na onda das ações promocionais on-line, a Ampro promove nesta semana uma ação via Twitter que irá sortear duas vagas para o Promo Trends. Para participar basta seguir o perfil do Promo Trends no Twitter e dar RT (retweet) na mensagem sobre a promoção. O primeiro sorteio foi feito dia 23 e o segundo será feito na semana do evento, no dia 10 de maio. O Promo Trends contará com palestras de dois profissionais conceituados no mercado da dualidade on-line/off-line: Alexandre Godoy, da Mazah Live Marketing, com as tendências em promoção off-line, e Marcelo Velloso, do HSBC, que falará sobre marketing on-line. Para encerrar o Promo Trends, a administradora Leila Martinho, do O Boticário, mediará uma mesa redonda sobre o tema. Informações: www.promotrends.com.br e www.twitter.com/promotrends.


Esse conjunto de ações promocionais on-line (via celular ou internet) e off-line (experiência direta com o produto) já concentra ambiciosos 50% do bolo de investimentos em marketing e comunicação das empresas, segundo dados da Associação do Marketing Promocional (Ampro). A expansão desse mercado será discutido na primeira edição do Promo Trends, evento que deve reunir especialistas para discutir as tendências do marketing promocional. O Promo Trends será realizado pelo capítulo Paraná/Santa Catarina da Ampro no dia 12 de maio, no Estação Convention Center, em Curitiba.
Membro da diretoria da Ampro PR/SC, Paulo Eduardo Bevervanso afirma que a promoção on-line não acabará com a off-line, porque os canais têm objetivos diferentes e complementares. “As ações fora da internet também estão sempre se reinventando. É necessário desenvolver promoções cada vez mais criativas e inusitadas para fidelizar os consumidores às marcas. O marketing promocional off-line proporciona um contato imediato e sensorial com o produto, impossível de acontecer no ambiente virtual”, diz.
De acordo com ele, a discussão sobre a complementariedade dos canais promocionais hoje ganha importância por dois motivos: o aumento consistente da classe C, somado à aceleração no uso da internet e mídias sociais, fenômenos pelos quais o Brasil atravessa. “A modernização tecnológica é sempre puxada pelas classes mais altas, mas os segmentos A e B representam apenas cerca de 20% da população. A entrada da classe C nesse mercado dá massa e mais robustez ao marketing promocional on-line. É isso que viabiliza as ações de massa nesse canal”, diz.
E até onde vai esse potencial? “Ninguém sabe, acho que não tem limite. Vai seguindo o aparecimento de novas formas de comunicação”, diz Bevervanso. Nos Estados Unidos, por exemplo, onde o acesso à internet via celular já é bem mais barato do que no Brasil, o SMS (ou “torpedo”) está em vias de se aposentar – já é comum marcar encontros e direcionar mensagens via twitter limitadas a uma área geográfica. “Utilizando o twitter em um smartphone, por meio de triangulação da posição do emissor, é possível twitar apenas para pessoas que estejam dentro de um raio de 200 metros, por exemplo.”

Este conteúdo foi publicado em 30/04/2010 no sítio da Gazeta do Povo. Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor original da matéria.
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