Disciplina - Sociologia
  • Visão anual
  • Visão mensal
  • Calendar view
  • Visão diária
Seminário Movimentos Sociais e Universidade
Seminários
Início : Quinta-Feira 5 Novembro 2009, 14:30
Fim : Sexta-Feira 6 Novembro 2009, 14:30
Informação de contato :

Dia 05 e 06 de novembro de 2009
Local: Salão Nobre do Setor de Ciências Jurídicas - UFPR
Praça Santos Andrade
Inscrições gratuitas
Mais informações pelo telefone (41) 3078 2424



Programação:

Dia 5 de novembro de 2009

Manhã: 8h30 - 12h

Mesa de debate: A atualidade da luta dos Movimentos Sociais no Brasil e as perspectivas da luta de classes
Elemar Cezimbra (Via Campesina)
Paulo Bearzoti (Assembléia Popular)
Claudir José Daltoé (Movimentos Universitário)

Ementa: Retomar, de forma breve, o percurso histórico das organizações sociais que compõem a Via Campesina, a Assembléia Popular e o Movimento Universitário, e a natureza desses Movimentos. Discutir as principais ações e dificuldades dos Movimentos Sociais na atual conjuntura de crise mundial, as principais estratégias de luta e a possibilidade de alianças de classe.


Tarde: 13h30 - 18h

Mesa de debate: Universidade e Movimentos Sociais - O papel da Universidade na formação da classe trabalhadora e na luta de classes
Milena Martinez (Movimento Universitário)
Maria Izabel Grein (MST)
Cristiane Conradin (Assembléia Popular)

Ementa: Discutir a função social da Universidade e as possibilidades de sua vinculação à luta da classe trabalhadora. O que necessita alterar em sua forma e função? Como a classe trabalhadora pode ocupá-la? Analisar as relações estabelecidas entre a Universidade e os Movimentos Sociais, principais limites e entraves. Levantar as principais demandas dos Movimentos Sociais em relação a esta e a possibilidade de efetivá-las.


Dia 6 de novembro de 2009

Manhã: 9h - 12h

Grupos temáticos de socialização das práticas e ações universitárias no âmbito dos Movimentos Sociais e perspectivas

Ementa: Este espaço tem como função proporcionar a socialização entre os projetos das Universidades, parceiros de Movimentos Sociais e, também, com os próprios Movimentos Sociais. Diagnosticar que relações estão sendo estabelecidas entre eles, garantindo o debate acerca do papel da Universidade e seus compromissos frente à luta de classes.


Tarde: 13h30 - 18h

Plenária/fórum de debate: Perspectivas dos Movimentos Sociais em relação à Universidade - Socialização da sistematização dos grupos e encaminhamentos
Coordenação:
Astrid Baecker Avila (APUFPR-SSind)
Rafael Alencar Furtado (SISMMAC)

Ementa: Haverá a socialização da sistematização feita pelos relatores dos grupos temáticos, que deverão trazer as principais questões e possíveis proposições no âmbito da Universidade junto aos Movimentos Sociais, com posicionamento dos participantes, tomada de decisão e encaminhamentos referentes às proposições, bem como definições de ações e formas de continuidade deste Seminário.


Noite: 19h - 20h

Comemoração dos 25 anos do MST
- Exposição de fotos do MST - 25 anos e exibição de vídeos
- Confraternização com música e alimentos produzidos pelos assentamentos

[img align=right]http://fopspr.files.wordpress.com/2009/10/convite.jpeg?w=450&h=313[/img]
Email :
URL :
Qual a relação que se estabelece entre a Universidade e os Movimentos Sociais? Quem são os grupos, as pessoas vinculadas às Universidades do Paraná que desenvolvem ações de ensino, pesquisa e extensão junto aos Movimentos Sociais? Quais são os seus principais objetivos e como eles se comunicam na Universidade e com os demais sujeitos envolvidos?

Esse conjunto de indagações foi motivador para construirmos o I Seminário Movimentos Sociais e Universidade, iniciativa de grupos ligados a estes dois espaços, preocupados com os rumos da Universidade no atual contexto e a pouca abertura que o espaço universitário destina para dialogar com a classe trabalhadora organizada.
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.