Oficinas de arte trabalham temas ligados à sustentabilidade em hospital
Essa mostra é resultado do Projeto Arte e Consumo realizado com as crianças e adolescentes do Hospital Pequeno Príncipe dede abril de 2011. No decorrer do ano, elas tiveram nove meses de oficinas com sete temas diferentes , que trabalham temas como, por exemplo, interdependência, relação com a natureza, com o meio em que vivemos, com as coisas e com o outro, nas quais estudaram os movimentos artísticos, desde a arte rupestre indígena até a arte contemporânea.
Apesar de trabalhar com algumas referências internacionais, o foco das oficinas foram artistas brasileiros, como: Arthur Bispo do Rosário, o profeta Gentileza, Vik Muniz, Tarsila do Amaral, Anita Malfati, Cícero Dias, entre outros. Os oficineiros são: Ana Paula Lopes, Edde Eloísa Galvão de Camargo e Vinícius Souza de Azedo.
Lei Rouanet - O projeto Arte e Consumo é viabilizado por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e patrocinado pelas empresas Cassol, Gonvarri, Eternit, GESTAMP e Arval. O trabalho faz parte das atividades do setor de Educação e Cultura do Hospital Pequeno Príncipe. O conteúdo programático das oficinas foi desenvolvido pela especialista em sustentabilidade Raquel Diniz e pela artista plástica e historiadora de arte Ana Cristina Nadruz.
Humanização - As oficinas de arte fazem parte das atividades de humanização do Hospital Pequeno Príncipe. Este tipo de atividade coopera para a recuperação dos pacientes que, ao longo das oficinas, despertam o interesse por outros assuntos, tirando o foco da doença. Além disso, o trabalho é uma maneira de garantir os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, como o direito à Educação, Cultura e Lazer.
|