Galerias de Imagens > > Cultura e Indústria Cultural
Ditadura da beleza
Em uma sociedade em que os padrões de consumo ditam normas de beleza, atitudes e pensamento e as estratégicas de marketing definem o que vem a ser "belo", "saudável" e "correto", as pessoas tendem a perder a capacidade de "perceber a realidade", escondida por traz da fantasia, conduzidas pelo que é ditado pela norma midiática.
Nesta imagem o que é mais fácil de perceber: o marketing que utiliza a mulher como objeto de compra e venda, ou a velhinha cansada da vida difícil? Qual é a melhor atitude a tomar, comprar a revista ou buscar transformar a realidade? Nossa mente prefere entrar na fantasia de ser o objeto, possuir o objeto ou reparamos na dor real de alguém que trabalhou a vida inteira e a gora não tem direito a nada? O que fala mais alto, ser altruísta ou egoísta em nossa sociedade?Como responder estas questões sem apelar para o simples maniqueísmo?
Palavras-chave: ditadura da beleza, marketing, indústria cultural, sexualidade, mulher objeto, direito, cidadania, classes socias, trabalho.