Sociologia
08/02/2008
Entidades se mobilizam para a criação do Conselho Estadual da Juventude no Paraná
Secretaria de Estado da Criança e da JuventudeMais de 50 pessoas participaram no último fim de semana do Seminário de Construção do Conselho Estadual de Juventude, organizado pela Central Única dos Trabalhadores no Paraná (CUT-PR) em parceria com entidades organizações que trabalham com a temática no Estado. O objetivo do encontro, realizado em Curitiba, foi articular e mobilizar as entidades para a criação do Conselho Estadual de Juventude. A Secretaria de Estado da Criança e da Juventude foi representada pelo coordenador de Políticas para a Juventude, Márcio Carvalho, que fez palestra sobre .
Durante o evento, que reuniu representantes de entidades de Curitiba e Região Metropolitana, Maringá, Irati, Londrina e ainda lideranças jovens de Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo, foi instituído o Fórum Estadual de Juventudes, criado para articular as entidades e servir como um espaço permanente de debates dos assuntos relativos à juventude. “A intenção é discutir a participação da juventude no controle social das políticas públicas para este público”, explicou Márcio.
Natanael Ferreira Coutinho, assessor do deputado estadual Professor Lemos (PT), explicou aos participantes a PEC 39, conhecida como “PEC da Juventude”, apresentada por Lemos à Assembléia Legislativa do Paraná. A proposta deve contribuir para a inserção do jovem na sociedade, assegurando a criação de políticas que atendam às necessidades desse segmento, a exemplo da melhoria do ensino e ações voltadas para a segurança e profissionalização.
Durante o evento, dois representantes do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve) – Severine Macedo, da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Santa Catarina, e Marcus Vinícius, da Rede Fale, que representa os movimentos religiosos – explicaram o funcionamento do Conjuve e da experiência deles no conselho.
Daniel Keller Mittelbach, da Juventude da CUT e um dos organizadores do seminário, disse que o próximo passo é a realização, até 15 de março de 2010, de seis eventos regionais semelhantes ao realizado em Curitiba, para ampliar o debate para as entidades sediadas no interior do Paraná e, na sequência, promover o I Encontro do Fórum Estadual de Juventudes. “Depois desses encontros, teremos um modelo de Conselho Estadual já mais delineado para ser apresentado à Assembléia Legislativa”, explicou.
Para Márcio Carvalho, o seminário em Curitiba mostrou a importância da organização da juventude no Estado para ocupar os espaços a ela destinados. “O evento mostrou que a juventude tem condições de se articular e estruturar seja em um fórum de juventudes ou em um Conselho Estadual”, comentou.
fonte: http://www.secj.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=641