Disciplina - Sociologia

Sociologia

28/12/2009

Entidades se mobilizam para a criação do Conselho Estadual da Juventude no Paraná

Entidades se mobilizam para a criação do Conselho Estadual da Juventude no Paraná

Mais de 50 pessoas participaram no último fim de semana do Seminário de Construção do Conselho Estadual de Juventude, organizado pela Central Única dos Trabalhadores no Paraná (CUT-PR) em parceria com entidades organizações que trabalham com a temática no Estado. O objetivo do encontro, realizado em Curitiba, foi articular e mobilizar as entidades para a criação do Conselho Estadual de Juventude. A Secretaria de Estado da Criança e da Juventude foi representada pelo coordenador de Políticas para a Juventude, Márcio Carvalho, que fez palestra sobre .

Durante o evento, que reuniu representantes de entidades de Curitiba e Região Metropolitana, Maringá, Irati, Londrina e ainda lideranças jovens de Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo, foi instituído o Fórum Estadual de Juventudes, criado para articular as entidades e servir como um espaço permanente de debates dos assuntos relativos à juventude. “A intenção é discutir a participação da juventude no controle social das políticas públicas para este público”, explicou Márcio.
Natanael Ferreira Coutinho, assessor do deputado estadual Professor Lemos (PT), explicou aos participantes a PEC 39, conhecida como “PEC da Juventude”, apresentada por Lemos à Assembléia Legislativa do Paraná. A proposta deve contribuir para a inserção do jovem na sociedade, assegurando a criação de políticas que atendam às necessidades desse segmento, a exemplo da melhoria do ensino e ações voltadas para a segurança e profissionalização.
Durante o evento, dois representantes do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve) – Severine Macedo, da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Santa Catarina, e Marcus Vinícius, da Rede Fale, que representa os movimentos religiosos – explicaram o funcionamento do Conjuve e da experiência deles no conselho.
Daniel Keller Mittelbach, da Juventude da CUT e um dos organizadores do seminário, disse que o próximo passo é a realização, até 15 de março de 2010, de seis eventos regionais semelhantes ao realizado em Curitiba, para ampliar o debate para as entidades sediadas no interior do Paraná e, na sequência, promover o I Encontro do Fórum Estadual de Juventudes. “Depois desses encontros, teremos um modelo de Conselho Estadual já mais delineado para ser apresentado à Assembléia Legislativa”, explicou.
Para Márcio Carvalho, o seminário em Curitiba mostrou a importância da organização da juventude no Estado para ocupar os espaços a ela destinados. “O evento mostrou que a juventude tem condições de se articular e estruturar seja em um fórum de juventudes ou em um Conselho Estadual”, comentou.
fonte:http://www.secj.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=641
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.