Disciplina - Sociologia

Sociologia

12/07/2010

A democracia sob suspeita

PorImagem de uma urna eletrônica Izabel Leão
A Editora da USP (Edusp) lançou Democracia e confiança – Por que os cidadãos desconfiam das instituições públicas?, organizado por José Álvaro Moisés, com o objetivo de refletir sobre o papel da confiança e de seus efeitos para o regime democrático. O livro traz artigos de vários pesquisadores do Brasil e do exterior, que tratam das relações entre confiança e democracia, em especial dos efeitos e das implicações que a desconfiança em instituições públicas tem sobre a qualidade do regime nos países de democracia recente, como o Brasil, Espanha, Coreia do Sul e México.
“A confiança envolve a expectativa na capacidade de a democracia realizar interesses e preferências dos cidadãos, mas a desconfiança gera descrença e compromete a noção de que o regime existe para garantir direitos de cidadania”, reflete Moisés. “A desconfiança está associada com o mau funcionamento das instituições, com a corrupção e com o tratamento desigual dispensado por elas aos cidadãos – os quais comprometem a qualidade da democracia.”
Os dez capítulos que compõem o volume estão organizados em três seções principais: Fundamentos, Estudos sobre o Caso do Brasil e Estudos Comparativos.
Na seção Fundamentos, Leonardo Morlino discute os avanços da teoria da democratização nas últimas quatro décadas e sua relação com as abordagens baseadas na pesquisa de opinião. José Álvaro Moisés examina a relevância do conceito de confiança política para a democracia com base em diferentes perspectivas analíticas adotadas pelas ciências sociais.
A segunda seção do livro é dedicada a quatro estudos do caso brasileiro. Moisés examina as orientações dos brasileiros quanto à democracia em comparação com outros países latino-americanos com base em dados de pesquisas. Rachel Meneguello reexamina a questão da adesão democrática a partir do desempenho do regime. Trabalha com a noção de que a valorização da democracia entre brasileiros, ao longo do tempo, convive com a emergência de cidadãos cada vez mais críticos.
O capítulo de Gabriela de Oliveira Piquet Carneiro e José Álvaro Moisés retoma, com base em novas premissas, a análise dos efeitos da relação entre a desconfiança política e a insatisfação com o novo regime democrático no Brasil.
Nuno Coimbra Mesquita trata, no último capítulo da seção Fundamentos, sobre o papel da mídia e, em especial, da televisão, na formação das convicções dos cidadãos a respeito da democracia e suas instituições.
Ondas de democratização – A última seção do livro, Estudos Comparativos (sudeste europeu, Europa do leste, México e Coreia do Sul), é formada por três contribuições inovadoras, que, a partir de uma perspectiva analítica comparativa, examina a situação de vários países que fazem parte da terceira e da quarta ondas de democratização.
Juntos, os capítulos oferecem uma alternativa para o estudo do papel da confiança e da desconfiança políticas nos processos contemporâneos de democratização e revelam a predominância de fatores políticos e culturais para explicar a sua ocorrência. As análises apresentadas se basearam em pesquisas de opinião realizadas nesses países, e permitiram inferir algumas conclusões preliminares, apontadas no último capítulo do livro.
Os textos reunidos, segundo Moisés, constituem uma importante contribuição para a análise dos componentes que, para além da estrita exploração da relevância e pertinências do desenho das instituições democráticas, estão na base dos fenômenos que asseguram os avanços da democracia entre países e dentro de cada um deles. “A percepção e perspectiva dos cidadãos comuns recobram importância e as variáveis analíticas de natureza sociocultural emergem uma vez mais nesses trabalhos, associadas com os distintos modos como os cidadãos de diferentes democracias, surgidas nos últimos 40 anos, se relacionam com o sistema político”, ressalta.

Esta notícia foi publicada em 07/06/2010 no sítio espaber.uspnet.usp.br. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.