Disciplina - Sociologia

Sociologia

10/09/2010

Mestrado em Sociologia Política - UFSC

Logo do PGSPO Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP) da UFSC tem sua origem no ano de 1976, momento em que se implantou o Curso de Especialização em Ciências Sociais, com áreas de concentração em antropologia e sociologia. Face aos resultados positivos então obtidos, optou-se, em 1978, por uma proposta de criação do Curso de Mestrado em Ciências Sociais, o qual mantinha as duas áreas de concentração anteriores. Um amplo processo de reestruturação interna, realizado em 1985, acarretou finalmente no desmembramento desta estrutura em dois mestrados distintos e com coordenação própria: Sociologia Política e Antropologia Social. No início de 1999 o Programa teve aprovada, pela CAPES, a proposta de um curso de doutorado que já formou, até dezembro de 2009, 59 doutores. No mestrado, o Programa conta atualmente com 286 dissertações defendidas.
O PPGSP tem por objetivos principais: a formação acadêmica no mestrado e no doutorado; a produção de conhecimento na área de sociologia política, através do desenvolvimento de estudos e pesquisas voltados para os fenômenos sócio-culturais, econômicos e políticos que conformam as sociedades contemporâneas, notadamente a realidade brasileira; a divulgação de estudos e pesquisas, através de publicações em diferentes veículos (livros, periódicos, anais, revistas, etc); a participação e a troca de reflexões em foruns acadêmicos; a participação e a devolução do conhecimento adquirido para a comunidade mais ampla, através de um diversificado conjunto de atividades de extensão. Os temas de investigação recobrem um amplo leque de questões relevantes para a compreensão das relações e dos processos societais sob o registro de abordagens que reconhecem as interrelações entre os fenômenos sociais, econômicos e políticos.
Os alunos egressos desenvolvem, majoritariamente, atividades profissionais de docência e de pesquisa nas instituições de ensino superior, além de atuarem em órgãos governamentais, no campo da sociedade civil e no setor empresarial.
O Programa tem conceito cinco na avaliação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério de Educação) e recebe bolsas da CAPES/PROF e do CNPq.
Cronograma para seleção ao Mestrado em Sociologia Política 2010/2011

Número de Vagas:   20 vagas
Período de Inscrição: 20/SETEMBRO/2010 a 22/OUTUBRO/2010 (Entrega de inscrição na Secretaria do Programa até às 18h:00min)
Prova Escrita: 08/NOVEMBRO/2010, das 14h:00min às 18h:00min.
Local: Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFH/UFSC - andar térreo
Divulgação dos Aprovados na 1ª e 2ª. Etapas: (prova escrita e anteprojeto): 02/DEZEMBRO/2010
Realização das Entrevistas: 06 a 08/DEZEMBRO/2010
Divulgação Resultado Final: 15/DEZEMBRO/2010
Linhas de pesquisa:
1. Meio ambiente e desenvolvimento rural e urbano
2. Estado, mercado, empresariado e sistema financeiro
3. Modernidade, ciência e técnica
4. Gerações, gênero, etnia e educação
5. Movimentos sociais, participação e democracia
6. Mundos do trabalho
7. Ideias, instituições e práticas políticas

Informações complementares
Acesse o site do PPGECT/UFSC
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.