Sociologia
20/09/2010
Organizações se unem em prol de mudanças
Por Natasha PittsNeste ano, o encontro será realizado de 29 de novembro a 10 de dezembro, na cidade litorânea de Cancun, no México. Ao mesmo tempo, movimentos de todo o mundo estarão se mobilizando para exigir mudanças e compromissos decentes.
O resultado da COP 15 foi um golpe duro nas expectativas dos que acreditavam em um futuro mais limpo e melhor para o planeta. Neste ano, buscando impedir que a mesma inércia se repita, movimentos e organizações sociais querem garantir mais pressão para que os governos realmente se comprometam a sugerir e negociar propostas que possam, de forma concreta, enfrentar as causas do caos climático.
23 organizações espalhadas por vários países estão se mobilizando para realizar uma série de eventos, debates, palestras, fóruns e demais eventos que possam conscientizar a sociedade sobre a necessidade de mudanças de atitude e a urgência em pressionar os governos. Para que as mobilizações possam se concretizar, será constituído um comitê internacional de coordenação e preparação das atividades paralelas à COP16, que acontecerão no México e em outras partes do mundo. Todos que se preocupam com a causa ambiental e com o futuro da vida humana são chamados a se unir às organizações já engajadas e fazer parte deste comitê.
Outra iniciativa que ainda precisa tomar forma e depende do interesse e empenho das organizações é a constituição de um grupo de trabalho internacional para concretizar a estratégia de comunicação global. Por meio das redes de comunicação alternativa já existentes e com a ajuda de profissionais que apóiem a divulgação das mobilizações em meios internacionais convencionais, será possível disseminar as iniciativas e influenciar cada vez mais pessoas a entrarem na luta em combate à crise climática.
O acompanhamento das atividades e mobilizações a serem realizadas em cada país ou região poderá ser feito por meio do site Diálogo Climático - Espaço Mexicano (www.dialogoclimatico.org). A página também estará disponível para a inscrição de ações e eventos auto-organizados em Cancun e pretende ser um espaço aberto para que as organizações encontrem informações e realizem debates por meio dos fóruns virtuais.
Esta notícia foi publicada em 20/09/2010 no sítio adital.com.br. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.