Disciplina - Sociologia

Sociologia

18/10/2010

Lançamento de vídeo inédito de Gilberto Freyre

OLogo da Universidade Federal de Juiz de Fora vídeo, editado pelos professores do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFJF) Nilson Assunção Alvarenga (edição) e Potiguara Mendes da Silveira Júnior (consultoria), é fruto de uma entrevista feita com o sociólogo no 2º Congresso Brasileiro de Psicanálise d’A Causa Freudiana do Brasil realizada no Rio de Janeiro em 1985, uma das últimas apresentações públicas de Freyre.
Gravado com uma única câmera no sistema VHS, o professor Nilson Alvarenga relata um trabalho de recuperação do material original por meio de correção de cor e contextualização com informações adicionais, já que alguns trechos tiveram que ser excluídos devido ao desgaste do material pelo tempo. “É interessante também que seja um registro histórico com imagens originais”, explica Nilson sobre o processo de edição.
Após a exibição do vídeo, haverá também a palestra da professora Nelma Medeiros da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e membro da NovaMente, um movimento criado no Brasil por MD Magno que se baseia na prática freudiana para a produção de uma nova forma de psicanálise com ampliação das possibilidades de intervenção em todos os conhecimentos, do qual o professor Potiguara da Silveira também faz parte.
A professora Nelma discutirá a postura de Gilberto Freyre enquanto referência do pensamento e da psicanálise brasileira. Segundo Potiguara, a entrevista com Freyre baseia-se justamente na “psicanálise pensando o que era o Brasil”, além do sociólogo discorrer também sobre sua trajetória.
Em relação ao público de interesse, Potiguara não tem dúvidas: “A UFJF está sendo a primeira a apresentar esse vídeo no Brasil e isso interessa a qualquer área de pensamento, já que Gilberto Freyre é uma referência.” O professor ressalta ainda que, para os alunos, há “a importância de ter o exemplo de um pensamento que se fez no Brasil, e a Universidade tem uma história que passou pelo pensamento de Gilberto Freyre.”
Nilson explica que, neste primeiro momento, o objetivo do vídeo é apresentar um material inédito para um público mais jovem que, em parte, não conhece o trabalho de Gilberto Freyre, mas conta que existe a pretensão de transformar o material em um documentário de resgate de memória com as imagens do arquivo.
A abordagem do tema se torna ainda mais relevante em função do país inteiro comemorar os 110 anos de nascimento de Gilberto Freyre, tendo sido inclusive tema da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) deste ano e assunto da conferência proferida pelo ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso no evento.
Gilberto Freyre
Considerado um dos grandes nomes da história do nosso país, Gilberto Freyre (1900-1987) tornou-se bacharel em Artes Liberais pela Universidade de Baylor, nos Estados Unidos, e mestre pela Universidade de Columbia. Produziu uma vasta obra de interpretação da cultura brasileira e foi pioneiro nos estudos sobre o Nordeste e o Trópico, com ênfase no homem em seus espaços geográficos.
Gilberto Freyre foi reconhecido também com inúmeras distinções de instituições no Brasil e no mundo. Ele recebeu o título de Doutor honoris causa pelas Universidades de Columbia, Baylor, Oxford, Sorbonne, Munique, Salamanca, e homenagens dos Estados Unidos, França, Inglaterra, Portugal, Espanha, entre outras.
Além disso, lhe é conferido pela Rainha Elizabeth II da Inglaterra o título de “Sir” Cavaleiro do Império Britânico; o Prêmio Internacional La Madoninna e o Prêmio Aspen pelo que há de original, excepcional e de valor permanente em sua obra. Também foi eleito membro da Academia Pernambucana de Letras, ocupando a cadeira n° 23.
Entre seus inúmeros livros publicados está o famoso “Casa Grande & Senzala” que o professor Potiguara da Silveira descreve como “um livro fundamental para qualquer estudante brasileiro”.

Esta notícia foi publicada em 15/10/2010 no sítio ufjf.br. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.