Sociologia
08/11/2010
Revolução de Outubro, na Rússia, faz 93 anos
O termo Revolução Russa abrange duas revoluções de 1917: a Revolução de Fevereiro e a Revolução de Outubro. Nesta época, a Rússia utilizava o calendário juliano e, por isso, de acordo com nosso, seu aniversário cai em novembro. É comum afirmar que o movimento significou para o século 20 o mesmo que a Revolução Francesa foi para o século 18.A insurreição se caracterizou pela tomada do poder pelos bolcheviques, russos liderados pelo teórico Vladimir Ilitch Ulianov (1870-1924), conhecido simplesmente como Lênin. O intelectual foi o primeiro dirigente da URSS, mas morreu pouco tempo depois, deixando o país nas mãos de Josef Stálin (1879-1953).
O livro "As Revoluções Russas e o Socialismo Soviético" ajuda a compreender o processo revolucionário no início do século 20, que, sob inspiração marxista, transcendia as fronteiras da Europa e da América. O caminho socialista alarmou alguns e serviu de inspiração a outros.
"Era dos Extremos", obra-prima do historiador inglês Eric Hobsbawm, examina os acontecimentos, ações e decisões que moldaram o mundo. Sua tese é de que o século teve início com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 1914, e terminou com o fim da União Soviética, em 1991.
A coletânea "Depois da Queda" reúne artigos de estudiosos de diversas áreas e nacionalidades. Do cientista político italiano Norberto Bobbio ao historiador inglês Eric Hobsbawm, passando pelo filósofo alemão Jürgen Habermas e pelo estudioso de literatura norte-americana Frederic Jameson, os textos debatem a trajetória do comunismo, a nova ordem mundial e o futuro do socialismo.
Saiba mais...
Álbum de fotos da celebração do aniversário da Revolução Socialista de 1917, durante ato em São Petersburgo, na Rússia.Celebração do aniversário da Revolução Socialista
Acesse o álbum
Esta notícia foi publicada em 07/11/2010 no sítio www1.folha.oul.com.br. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.