Disciplina - Sociologia

Sociologia

08/11/2010

Revolução de Outubro, na Rússia, faz 93 anos

O termo Revolução Russa abrange duas revoluções de 1917: a Revolução de Fevereiro e a Revolução de Outubro. Nesta época, a Rússia utilizava o calendário juliano e, por isso, de acordo com nosso, seu aniversário cai em novembro. É comum afirmar que o movimento significou para o século 20 o mesmo que a Revolução Francesa foi para o século 18.
A insurreição se caracterizou pela tomada do poder pelos bolcheviques, russos liderados pelo teórico Vladimir Ilitch Ulianov (1870-1924), conhecido simplesmente como Lênin. O intelectual foi o primeiro dirigente da URSS, mas morreu pouco tempo depois, deixando o país nas mãos de Josef Stálin (1879-1953).
O livro "As Revoluções Russas e o Socialismo Soviético" ajuda a compreender o processo revolucionário no início do século 20, que, sob inspiração marxista, transcendia as fronteiras da Europa e da América. O caminho socialista alarmou alguns e serviu de inspiração a outros.
"Era dos Extremos", obra-prima do historiador inglês Eric Hobsbawm, examina os acontecimentos, ações e decisões que moldaram o mundo. Sua tese é de que o século teve início com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 1914, e terminou com o fim da União Soviética, em 1991.
A coletânea "Depois da Queda" reúne artigos de estudiosos de diversas áreas e nacionalidades. Do cientista político italiano Norberto Bobbio ao historiador inglês Eric Hobsbawm, passando pelo filósofo alemão Jürgen Habermas e pelo estudioso de literatura norte-americana Frederic Jameson, os textos debatem a trajetória do comunismo, a nova ordem mundial e o futuro do socialismo.
Saiba mais...
Álbum de fotos da celebração do aniversário da Revolução Socialista de 1917, durante ato em São Petersburgo, na Rússia.
Ícone para acessar simuladoresCelebração do aniversário da Revolução Socialista
Acesse o álbum


Esta notícia foi publicada em 07/11/2010 no sítio www1.folha.oul.com.br. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.