Sociologia
05/05/2011
Morte de Bin Laden deixa muitas perguntas sem respostas
Segue uma lista de perguntas que até agora não foram respondidas pelo governo dos Estados Unidos, líder da operação que matou Osama bin Laden.Cadê o corpo?
O governo dos Estados Unidos disse que matou Bin Laden. Muita gente ainda dúvida. O caso já é candidato a ser objeto de teorias da conspiração. A Casa Branca disse que ainda não divulgou nenhuma foto porque as imagens são “truculentas”. Vale lembrar que a Presidência dos EUA já mentiu que o Iraque tinha armas de destruição em massa. Estaria falando a verdade desta vez?
Por que Bin Laden foi morto se estava desarmado?
A Casa Branca disse que Bin Laden foi morto com dois tiros durante a operação, mesmo estando desarmado. A mulher do terrorista, que está viva, confirmou que ele recebeu tiros.
O terrorista foi mesmo “sepultado” no mar?
Os americanos anunciaram ter jogado o corpo no mar para seguir a tradição muçulmana. Mas não foi divulgado nenhum registro do "sepultamento" até agora. Como eles dizem ter enrolado o corpo em três lençóis, não há desculpa de que as “imagens são truculentas”.
O argumento dos EUA é que eles precisavam fazer o funeral em menos de 24 horas, para seguir a tradição islâmica. Religiosos muçulmanos disseram, no entanto, que depositar corpos no mar contraria as normas da religião.
O que aconteceu com um dos helicópteros?
Os EUA dizem que um dos dois helicópteros teve uma pane durante a operação. Na nota divulgada pela Casa Branca nesta terça-feira, o governo Obama diz que o helicóptero foi “detonado”.
Nenhum americano morreu?
Os EUA dizem que não. Mas testemunhas citadas pela rede de TV Al Jazeera mencionaram a morte de um soldado americano.
Quem eram as pessoas que morreram na operação?
Segundo a Casa Branca, dois mensageiros da Al Qaeda foram mortos no tiroteio. Uma bala perdida matou uma mulher. Quem são essas pessoas? Quais os seus nomes?
O Paquistão não sabia da operação?
Inicialmente, o governo americano disse que a operação para caçar Bin Laden foi feita em conjunto com o Paquistão. O governo paquistanês negou.Os EUA disseram, depois, que o Paquistão foi avisado em seguida. O governo de Islamabad disse, então, que há cooperação entre os países na luta contra o terrorismo. Mas nada foi explicado com detalhes até agora.
Esta reportagem foi publicada no dia 05/05/2011 no sítio noticias.r7.com. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.