Disciplina - Sociologia

Sociologia

27/05/2011

Histórias de trabalho, lutas e preconceitos

Um desafio qCapa dos livrosue extrapola os saberes do mundo acadêmico, alargando fronteiras, respeitando a diversidade e a integração no mundo globalizado. Com essa proposta, a Editora da USP (Edusp) lança, com o apoio da Fapesp, a coleção História das Migrações. Os coordenadores são os historiadores Maria Luiza Tucci Carneiro, da USP, e Federico Croci, da Universidade de Gênova, na Itália. A meta é abrir espaço para a divulgação de estudos que têm o fenômeno das migrações como objeto de análise sob uma perspectiva multidisciplinar nos mais diferentes campos do conhecimento.
“O tema do deslocamento populacional é uma das vertentes possíveis para compreendermos a história do Brasil dos tempos coloniais até a atualidade”, observa a professora Maria Luiza. “Das migrações transoceânicas às internas, vislumbramos um mundo complexo marcado pela diversidade de culturas, povos e nações. No entanto, apesar da identidade nacional brasileira ter sido construída sobre a ideia de uma sociedade multiétnica, não se observa a ausência de conflitos. Ao contrário, a diversidade tem se apresentado como motivo para a proliferação do racismo e da xenofobia.”
A historiadora esclarece que em distintos momentos o migrante foi motivo de estranhamento e de preconceitos de classe, étnicos e de raça. “A fábula das três raças, segundo a qual os três elementos sociais – branco, negro e indígena – se fundiram para dar vida à identidade brasileira, faz parte do imaginário coletivo e ainda precisa de muito investimento para ser erradicada.”
O papel representado pelas migrações internacionais no contexto da globalização é uma realidade que está entre os questionamentos contemporâneos. E o Brasil, segundo a historiadora, é um observatório privilegiado das migrações passadas e presentes. “Devemos, portanto, nos manter em estado de alerta e preocupados com o respeito aos direitos humanos dos migrantes e com a adoção de políticas multilaterais frente a essa questão.”
A coleção História das Migrações, da Edusp, apresenta as pesquisas realizadas pelo Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação (LEER), sediado no Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. História do Trabalho e Histórias da Imigração, organizado por Maria Luiza Tucci Carneiro, Federico Croci e Emilio Franzina, In Difesa della Razza: Os Judeus Italianos Refugiados do Fascismo e o Antissemitismo do Governo Vargas, de Anna Rosa Campagnano, e Laços de Sangue: Privilégios e Intolerância à Imigração Portuguesa no Brasil, de José Sacchetta Ramos Mendes, são os novos títulos da série que já estão nas livrarias.
Saiba mais...
Sindicalismo
Mussolini
Portgueses

Esta reportagem foi publicada no dia 22/05/2011 no sítio espaber.uspnet.usp.br. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.