Sociologia
14/09/2011
Revista Brasileira de Ciência Política - Chamada para artigo
Além dos dossiês, a revista aceita artigos com temática livre e resenhas. A Revista Brasileira de Ciência Política, publicada pelo Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília, busca ser um espaço de reflexão plural, que abrigue estudos sobre o fenômeno da política de cientistas políticos, mas também de sociólogos, antropólogos, historiadores, comunicólogos que partam de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas. E que tenham em comum o compromisso com a reflexão rigorosa e a capacidade de estimular a pesquisa na área.Cada número traz um dossiê sobre tema relevante da ciência política. Além da presença de pesquisadores brasileiros, a revista buscará disponibilizar traduções de textos importantes, mas ainda inéditos em língua portuguesa.
7 – Aborto
O dossiê visa discutir o direito ao aborto como questão política. Está aberto a artigos que abordem, entre outros, aspectos como a constituição do ambiente da polêmica, as relações entre corpo e cidadania, entre religião e política, entre gênero e sexualidade e entre política e moral ou os desafios que o aborto coloca às políticas públicas de saúde. Também são bem vindas vinculações do tema do aborto aos problemas da justiça, da democracia e da autonomia individual.
Prazo para envio dos artigos: 15 de setembro de 2011.
A edição deve ser lançada em fevereiro de 2012.
8 - Carreira Política
O dossiê abarca temáticas como ambição política, recrutamento partidário, seleção de candidaturas, determinantes de classe ou gênero, estrutura da carreira política, padrões de trajetória dos integrantes do executivo e do legislativo, formação do capital político e metamorfoses na composição das elites políticas. Está aberto a estudos de caso, análises comparadas e discussões teóricas.
Prazo para envio dos artigos: 31 de janeiro de 2012.
A edição deve ser lançada em junho de 2012.
9 - Democracia e desigualdades
O dossiê discutirá os obstáculos ao aprofundamento da democracia gerados pela desigualdade social, observando em particular as clivagens de classe, raça e gênero. Destacam-se, entre outros, quatro conjuntos de problemas: as distinções entre o público e o privado e seu impacto sobre as oportunidades de participação política dos indivíduos; as desigualdades materiais e os limites para o aprofundamento das democracias; a estrutura atual do campo político e os constrangimentos à participação e à ocupação de posições centrais por integrantes de grupos subalternos; os limites para a autonomia dos indivíduos e a formação social das preferências nas sociedades liberais contemporâneas.
Prazo para envio dos artigos: 31 de maio de 2012.
A edição deve ser lançada em outubro de 2012.
Submissão das colaborações ou maiores informações pelo site www.rbcp.unb.br
Esta reportagem foi publicada no dia 12/09/2011 no sítio https://www.abpn.org.br. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.