Disciplina - Sociologia

Sociologia

29/11/2012

A busca pelo Estado palestino

Estadão

Nesta quinta-feira, o presidente da Autoridade Palestina (AP), Mahmoud Abbas, vai formalizar na ONU o pedido para obter o status de Estado observador para a Palestina. Atualmente, os palestinos são considerados uma "entidade" observadora na ONU, com direito a voz, mas não a voto.

Em 2011, Abbas tentou obter a adesão como membro pleno da organização, mas o pedido foi engavetado pelos EUA no Conselho de Segurança. Agora, para obter a promoção de entidade para Estado observador, os palestinos não precisariam da aprovação do CS, mas apenas obter a maioria dos votos dos 193 membros da Assembleia-Geral da ONU.

Como 131 países já reconheceram o Estado palestino e 107 votaram em favor da inclusão da Palestina como membro pleno da Unesco, em dezembro do ano passado, espera-se que a o pedido de Abbas seja aprovado com folga. A expectativa dos palestinos é a de obter cerca de 150 votos na Assembleia-Geral.

Esta reportagem foi publicada no site http://topicos.estadao.com.br/palestina. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.