Sociologia
18/03/2015
França: contra padrões absurdos
França pode proibir magreza excessiva em modelos
País também estuda criar leis contra publicidade pró-anorexia
Por ANSA
A França poderá ter em breve leis contra propagandas pró-anorexia e a magreza excessiva das modelos. O deputado do Partido Socialista (PS) Oliver Veran anunciou que apresentará duas emendas à reforma da saúde que está em discussão no parlamento do país. A primeira prevê a proibição para as agências de mostrarem aos clientes catálogos de pessoas cujas massas corpóreas sejam inferiores ao nível de desnutrição.
O descumprimento dessa medida acarretará em uma multa de até 75 mil euros e até seis meses de prisão. “A Espanha já a fez [a lei], a Itália também, Israel tomou algumas medidas; já é o momento da França fazer alguma coisa”, disse o deputado.
Já a segunda tem como objetivo criminalizar a “promoção da magreza excessiva”, vetando todos os sites que se dizem a favor de transtornos alimentares e fazem apologia à anorexia, à bulimia, à negação dos alimentos e a um culto obsessivo pelo corpo magro.
As medidas devem receber o apoio da ministra da Saúde da França, Marisol Touraine, que disse que a “iniciativa é boa”.
Esta noticia foi publicada no site http://ansabrasil.com.br em 17 de março de 2015. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade do autor.