Sociologia
10/04/2007
Volta da Sociologia ao Colégio Estadual do Paraná
09/04/2007 - Nesta terça-feira, 11 de abril, o Colégio Estadual do Paraná terá um dia histórico. Depois de mais de 30 anos, a disciplina de sociologia vai voltar ao currículo dos estudantes da rede pública do Paraná.A aula inaugural terá duas edições especiais, das 8h00 às 10h00 e das 10h30 às 12h00. Os trabalhos serão coordenados pelo Professor Márcio Sérgio de Oliveira, Doutor em Sociologia pela Universidade de Paris, Professor da UFPR. Para o professor, as aulas inaugurais são importantes porque marcam o resgate da cidadania. Em 1964, durante o regime militar, a disciplina foi retirada dos currículos or ser considerada subversiva e em 1971, com a lei 5.692, o ensino foi restrito e as possibilidades de inserção das ciências sociais nos colégios foram extintas.
“Isso, na opinião de todos que estudaram, foi um erro”, avalia o professor Márcio Sérgio de Oliveira. “A ausência de sociologia criou um vácuo na formação dos alunos e somado à esse vácuo político e democrático dos anos do golpe militar, houve um vácuo de lideranças políticas, levando a um prejuízo inestimável para toda sociedade”, completa ele.
O retorno da sociologia vem sendo discutido há mais de 10 anos, sem sucesso. Só agora, depois de inúmeras tentativas, a disciplina vai voltar a ter o destaque que merece. Autor do livro “As ciências sociais no Paraná”, 2006, pela editora Protexto, o professor Márcio Sérgio de Oliveira, vai tratar dos principais aspectos da sociologia durante as aulas inaugurais e espera contribuir para um novo ciclo de idéias.
Para a professora de sociologia do Colégio Estadual do Paraná, Silmara Quintino, o retorno de disciplina é a correção de um erro. “O objetivo da aula é mostrar aos alunos a importância da sociologia, não só em sala de aula, mas para toda a vida, para a formação d cidadania”, ensina ela.
FONTE: APP-Sindicato
http://www.app.com.br/portalapp/noticia_conteudo.php?id=1140